TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MISSIOLOGIA E DIALOGO INTER-RELIGIOSO

Por:   •  12/8/2015  •  Artigo  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CONVALIDAÇÃO EM TEOLOGIA

LUIZ CÉZAR DUARTE BATISTA

 

                

                                                                                

MISSIOLOGIA E DIALOGO INTER-RELIGIOSO

PELOTAS

2014

LUIZ CÉZAR DUARTE BATISTA

ATIVIDADE DO PRIMEIRO CICLO DE APRENDIZAGEM

                                                                                                 

        

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano, Pólo em Pelotas, Convalidação em Teologia, Missiologia e Dialogo Inter-Religioso.

 Profº. Jairo da Mota Bastos

PELOTAS

2014

Resenha Critica dos Conteúdos Estudados.

O conteúdo tem como tema o dialogo e o aborda em várias perspectivas: do cosmos, da natureza, da humanidade, do face a face, do reconhecimento do outro etc.

O texto fala da importância e da necessidade do diálogo entre as culturas e apresenta algumas condições para que o dialogo aconteça tais com: o reconhecimento do dinamismo da comunhão presente da natureza; o despojamento e gratuidade nas relações; a disposição para o encontro face a face; a abertura à alteridade irredutível do outro; a sensibilidade aprendente para com a riqueza vinda do outro; a capacidade de se surpreender com as realidades que parecem pequenas; a profunda compaixão com o sofrimento e a luta dos mais fragilizados; a quebra dos preconceitos excludentes e do sentimento de superioridade; a humildade que permite viver a hospitalidade mútua; a fidelidade às próprias convicções sem absolutizá-las; a busca conjunta da verdade, da beleza, da bondade e da unidade; e a espiritualidade dialogal.

Aprende-se com isso que, são muitas as imagens de radicalismo que povoam nossas mentes porem através do dialogo, é possível uma convivência harmoniosa entre os diferentes tipos de convicções.

No entanto, ainda existe entre as religiões o radicalismo islâmico, o integrismo católico, o ultraortodoxismo judaico e o fundamentalismo protestante são quatro formas de intransigência que atrapalham o dialogo entre as religiões fundamentalistas.

O documento Nostra Aetate começa trata dessa questão, abordando inicialmente as inquietações religiosas do homem, que espera respostas das diversas religiões para os enigmas de sua condição humana.

Fala que todo gênero humano têm a mesma origem; um só fim último; e que um dia todos que são eleitos se reunirão na cidade santa.

O texto ressalta que o homem sempre teve a impressão de uma força superior oculta presente no curso das coisas e nos acontecimentos.

E que as religiões ligadas ao progresso da cultura, procuram responder essa questão com noções mais apuradas e uma linguagem mais elaborada.

O documento apresenta que a igreja católica apesar de divergir em muitos pontos de algumas doutrinas dessas religiões, em nada rejeita o que existe de verdadeiro e santo nelas. Ela olha com sincero respeito esses modos de agir e viver, e acredita que tenha um raio da verdade em seus preceitos e doutrinas, que ilumina todos os homens.         No entanto admite que tem a missão de anunciar a Cristo como caminho, verdade e vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com