TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natura Cosméticos S.A

Por:   •  11/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.990 Palavras (12 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 12

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA

RELATÓRIO PIM I

S. JOSÉ-SC/2019

Nº.

NOME

RA

01

RICARDO TITO DA SILVA

1997640

            INTRODUÇÃO

           O objetivo deste projeto Integrado Multidisciplinar é fazer uma análise sobre a estratégia competitiva utilizada pela empresa Natura Cosméticos S.A frente aos seus concorrentes. Para atingir o objetivo geral, alguns objetivos específicos tornam-se necessários, tais como: fazer levantamento sobre o mercado Brasileiro de cosmético, descrever o histórico da Empresa e seus principais concorrentes. E mostrar como são aplicados os conceitos de cada disciplinar estudada no bimestre na gestão da empresa.  

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

           Em certo momento a humanidade sentiu a necessidade de organizar-se para realizar um trabalho e a consecução de objetivos no qual haveria um líder para alcançar os resultados necessários.

         Segundo Katz (1986), o administrador de sucesso depende de como consegue lidar com as situações negociais, a compreensão dos ambientes externos e internos da organização, da forma como lida com as pessoas em todos os níveis de atuação organizacional, assim como da sua compreensão e capacidade de lidar com o trabalho a ser realizado. Deve desenvolver a capacidade de transformar os conhecimentos teóricos e situacionais em ações, nos níveis estratégicos, táticos e operacionais.

      A empresa analisada é a Natura Cosméticos S.A, fundada em São Paulo em 1969. Ela é composta de fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil além de Centro de pesquisas e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (MA) e Nova Iorque (EUA) e está presente em mais sete países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, França, México e Peru. Tem 1,7milhão de consultoras na América Latina, 7 mil colaboradores e uma crescente operação de comércio digital, a rede Natura.

      Ela atua na indústria de cosméticos, flagrância, higiene e venda direta. Os seus principais concorrentes são: a Unilever, Avon, o Boticário, L`oreal, Nívea, Procter Gamble e Johnson & Johnson. É uma empresa de grande porte e o seu faturamento encerrou o quarto trimestre de 2018 com um lucro líquido consolidado de R$ 381,7 milhões, alta de 48,7% frente ao mesmo período de 2017.

      Segundo a empresa, os valores são a busca permanente do aperfeiçoamento. É o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. Ter o compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.

      A sua missão consiste em criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar que é a relação harmoniosa, agradável do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. É a relação empática, bem-sucedida, prazerosa do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte. E a visão é ter seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor.

  1. Responsabilidade social e respeito à diversidade de gênero

        A natura apresentou um programa de sustentabilidade no qual norteou o seu plano de estratégia para até 2050 com ambições e compromissos. Entre os princípios que orientaram o movimento desse novo modelo de atuação estão a economia circular, incentivo ao consumo consciente, responsabilidade pela cadeia de valor, geração de impacto social por meio de incentivo à educação e novos modelos de negócios sustentáveis.

      Com relação ao respeito à diversidade de gênero, ela enfatizou que busca até 2020, ter 50% de mulheres na liderança e 100% de equidade salarial. Foi criado um plano com metas, metodologia e linha de ação para a questão da diversidade, em especial a equidade de gênero. Neste contexto, em 2014 foi definido a estratégia de diversidade da natura composta pelo pilar valorização da diversidade e promoção da inclusão. Dentro do pilar promoção inclusão o tema equidade de gênero foi definido como tema prioritário assim como PCDs e raça/cor. Foi criado um plano para cada um destes temas com metas, metodologia e linha de ação.

      De acordo com a pesquisa realizada na empresa, pude constatar que ela se apoia na teoria comportamental, que é uma administração por objetivos (APO).

Como decorrência da teoria neoclássica da administração, discorre de gestão centrada em resultados. A APO é identificada pelo seu pragmatismo e constitui um modelo de gestão muito difundido. Surge em 1954, quando Peter F. Drucker lança o livro The practice of management (Prática de Administração de Empresas), onde é caracterizada pela primeira vez esta abordagem. A teoria direciona os esforços dos gestores para a solução de problemas, pois entende-se que os fundamentos da administração estão enraizados nos métodos a serem adotados para identificar e solucionar problemas dos mais simples e cotidianos até os mais complexos que podem envolver toda as áreas da organização.

  1. C OMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

          A Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento usada no âmbito de uma empresa com o objetivo de melhorar a sua imagem e os resultados obtidos. Este conceito tem vindo a sofrer alterações nos últimos anos, causadas por mudanças nos públicos-alvo, na concorrência cada vez mais forte, e na existência das novas tecnologias.

      Muitas vezes, a comunicação empresarial é vista como um meio que divulga notícias favoráveis a respeito da empresa e controla as notícias desfavoráveis. No entanto, essa é uma visão extremamente redutora, porque a comunicação empresarial abrange uma área muito maior, e está relacionada com a sua capacidade de competir dentro do mercado e consequentemente a sua sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com