TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza Da Filosofia Seu Ensino

Exames: A Natureza Da Filosofia Seu Ensino. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS –Pedagogia

Disciplina: Psicologia da Educação

Profa. Maria Cristina Mesquita Barbosa

Tutor à distância: Jeniffer Otoni

Jackeline Rodrigues dos Santos – RA 8139734624

Maria Carla Severino da Costa – RA 7924683031

Mona Lisa dos Santos – 1299736752

- RA

Belo Horizonte / Minas Gerais

2013

INTRODUÇÃO

A Natureza da Filosofia Seu Ensino

Este artigo procura mostrar que a natureza da filosofia levanta dificuldades ao modo como esta disciplina é geralmente lesionada no Brasil. Argumenta-se que algumas das estratégias de ensino da disciplina resultam de uma incapacidade para assumir natureza aberta e especulativa da filosofia, e explica-se como se pode ensinar filosofia de modo que faça jus a sua natureza aberta.

Palavra chave: Filosofia - Ensinar filosofia.

Aprendizagem da Filosofia

Pode-se afirmar que a filosofia é uma disciplina em aberto, se resultados substanciais consensuais, são formas de denegrir ou subalternizar a disciplina. Em qualquer caso, é importante declarar desde já que o caráter aberto da filosofia em nada diminui o seu valor cognitivo ou social, a sua seriedade acadêmica escolar, ou sua importância existencial. Em qualquer caso as instituições de ensino - tanto a universidade como pré universitário- estão sobretudo preparados para ensinar aos estudantes os resultados consensuais substanciais das diferentes disciplinas das humanidades, das ciências da natureza ou da matemática. As instituições de ensino procuram apresentar aos estudantes tais resultados de modo que estes possam compreendê-los e passam dominá-los com proficiência. Ao estudante compete compreender os resultados fundamentais da sua disciplina e eventualmente saber aplicá-los no desempenho de uma profissão adequada. Se tentarmos aplicar este método de ensino à filosofia teremos de algum modo de ultrapassar a inconveniência de podermos em boa fé dizer aos estudantes que a teoria do conhecimento de Kant é consensual, e as idéias de Neilzsche sobre a ética são amplamente aceitos entre os filósofos.

O Que é a Filosofia

A filosofia não é uma disciplina empírica como a história ou a física. É uma disciplina a priori ou que se faz pelo pensamento apenas. Não usam laboratórios, estatísticas, observações telescópicas ou microscópicas. Neste aspecto a filosofia está mais próxima da matemática, que é também uma disciplina a priori. A informação empírica pode ser relevante em muito de suas áreas. Essa informação, contudo é geralmente fornecida pelas outras disciplinas e não pela filosofia em si. Ao ponto de vista do cientismo este aspecto da filosofia é chocante.

O cientismo que desconfia do caráter da filosofia é uma manifestação do desconforto perante a falta de resultados consensuais. Caso em filosofia se tivesse produzido inúmeros resultados nos últimos duzentos anos, nomeadamente tecnológicos já o caráter a prior da filosofia não seria chocante, contudo os problemas da filosofia, existem realmente. Em conclusão: a filosofia não é uma disciplina empírica como a física e a história. É uma disciplina a priori como a matemática. Podemos usar a lógica, mas a lógica é apenas instrumental: não resolve os problemas da filosofia, nem determina o que é ou não um problema filosófico.

Os Problemas da Filosofia

Esclarecida brevemente a natureza da filosofia. Vejamos agora seus elementos constituintes: a filosofia ocupa-se de problemas que se caracterizam entre outras coisas, por não serem susceptíveis de serem estudados recorrendo a metodologia empírica não formal. Em termos positivos os problemas da filosofia caracterizam-se por terem um caráter eminentemente conceitual. Contudo não se deve pensar que quando as ciências empíricas abordam com sucesso as áreas de problemas da filosofia, conseguem resolver os problemas da filosofia. Ela tem uma identidade própria, ainda que em alguns casos vaga e transdiciplinar. Mas é possível distingui-los razoavelmente bem dos problemas não filosóficos. Invocando um mas num sentido totalmente diverso, podemos dizer que se um problema não susceptível de abordagem empírica nem formal, não deve ser deitados as chamas mas antes deixado a filosofia.

1- PRIMEIRO RELATÓRIO PARCIAL

A sociedade não se identifica com a filosofia. Por ser uma disciplina não muito usada, passa despercebido pela sociedade, embora devesse ser aplicada nas escolas por tratar de assuntos importantes, que atraem a imaginação das pessoas. Ensinar filosofia não é fácil, consiste em aprender a sua própria história, seu próprio eu.

Cada filósofo tem sua história, e cada uma é diferente da outra. Os modos de pensar e agir, inúmeras vezes confundem os pensamentos das pessoas que não entendem seus pensamentos, mas suas idéias ajudaram muito no conceito da sociedade, realizando curas e aprendizagem da medicina, embora não muito aceita pela medicina tradicional, gerando especulações e curiosidades por muitas pessoas, achando no geral que filosofia era apenas esculturas, textos filosofados, pensamentos sem sentido, como se filosofar fosse apenas escrever coisas bonitas escritas em livros. Enganado está quem acha a filosofia é pouca coisa, pois, ela vai além da imaginação. Por isso devemos insistir que ela deve fazer parte do currículo escolar, para que desde a infância se aprenda a história da filosofia e seus filósofos, fazendo com que a criança aprenda a distinguir e entender.

Filosofia está em tudo, em todos os lugares em que imaginamos. Por isso, estudar e falar sobre a mesma é muito consensual, Temos a ideia de que se mostrarmos uma criança a imagem de Auguste Rodin, ela não entenderá suas obras. Na verdade estamos enganados , pois as crianças são capazes de interpretar e refletir sobre artes. Seria muito importante se as escolas adotassem essa disciplina no currículo escolar, e quando chegarmos a faculdade seria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com