TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natureza Da Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Natureza Da Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

A filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, a verdade, aos valores morais e estilísticos, a mente e a linguagem, filosofia é uma palavra grega e significa “Amor á sabedoria” (Significados.com. br).

Há muitas dificuldades na implantação da filosofia no currículo escolar por se tratar de uma disciplina onde dificilmente encontramos soluções ou respostas que a matéria por si só produz, a filosofia não é como as outras matérias que nos dão resultados concretos e que podemos concordar. Geralmente ao se estudar ou discutir os problemas da filosofia suas respostas sempre geram mais duvidas, desacordo entre as pessoas, ate porque as muitas respostas vão contra os princípios de vida que temos, ou princípios religiosos. Acredito que esses talvez sejam os motivos pelos quais á certa dificuldade da implantação da matéria.

A solução que é encontrada para a filosofia é procurar substituir a filosofia, por sua historia, e mostrar seu valor quanto à literatura, e mostrar sua visão psicológica e sociológica.

A Filosofia nos deixa livre para termos livre-arbítrio. É fundamentalmente uma disciplina em aberto não é necessariamente um questionamento sem rumo, ao amor pelo questionamento em desprezando resultados com os da ciência.A probabilidade de obtermos resultados e respostas através do estudo da filosofia é quase nulo.

A Filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que não se resolve; Por isso as instituições de ensino não se consideram prontas para aceitar o não concreto, mas sim o cientifico, ou seja, respostas certas e prontas para tais estudantes Se não há resultados concretos o que ensinar? Como lidar com diversidades de teorias? O que é a Filosofia?

É uma disciplina que se faz pelo pensamento apenas, podendo ser usada em outra disciplina, apenas para explicar tais circunstancias ex: É imoral provocar dor nos animais não humanos.

Não se resolve Filosofia por quaisquer metodologias cientifica nem formal.

O que parece interessar para as pessoas são os resultados da ciência e não razões que temos para pensar se tais teorias são verdadeiras, parecem mais interessadas em compreender teorias cientificas que pressupõe que são verdadeiras.

Porque aceitam a autoridade dos cientistas, ou seja, respostas prontas, e por outro lado instituições de ensino são obrigadas trabalhar seus conteúdos científicos, respostas sem qualquer questionamento.

Devemos encarar com naturalidade que um estudante de filosofia filosofe. Mesmo que seja incapaz de ser um filósofo de marcada originalidade, mas se é um estudante de filosofia tem de saber filosofar. Filosofar não é fazer relatórios mais ou menos acadêmicos sobre o que os filósofos pensam. Filosofar é fazer o que os filósofos fazem. E compete-nos a ensinar os estudantes a fazer isso. O que significa que temos também de aprender humildemente a fazê-lo porque muitas vezes ninguém nos ensinou tal coisa. E com isso pré-universitário e universitário não entenderam de Filosofia em conteúdos prontos e sim a busca pelo conhecimento que estará em cada um, através de conhecimento e praticas vivida ao longo de suas vidas acadêmicas. A Filosofia não se estuda se vive, se fala, se pensa, se pratica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com