TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natureza da filosofia e seu ensino

Artigo: Natureza da filosofia e seu ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Artigo  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

NATUREZA DA FILOSOFIA E SEU ENSINO

Uma das primeiras dificuldades em implantar a filosofia no currículo escolar, é que é uma matéria sem comprovação científica como a física, não há respostas concretas, causando assim muitas brechas, apesar disso há muitos resultados para vários de seus questionamentos. Mas esses resultados não são aceitos por todos os filósofos, há também resultados consensuais, mas estes não são substanciais, por exemplo, a descoberta de uma tese que não funciona quando colocada em prática. A filosofia é uma disciplina em aberto, estudamos a tese, questionamos até chegar a uma resposta consensual. A filosofia lida com problemas que não sabemos resolver, o que é difícil para as instituições de ensino ensinar algo que é especulativo, e que não se conhece profundamente, mas as universidades estão preparadas para ensinar aos seus alunos, apresentando os resultados encontrados e incentivando a aplicá-los em seu ambiente social.

Outra dificuldade é que a filosofia é uma disciplina A Priori, algo que se faz pelo pensamento, sendo desnecessário o uso de laboratório e outros equipamentos como em outras disciplinas. Em muitas teorias filosóficas se depende de outras disciplinas não filosóficas para ter resultado. Apesar de não ter respostas concretas, não se pode apenas esquecer ou deixar de lado pensando que assim esses questionamentos irão desaparecer, tendo resultados ou não, sendo aceitos esses resultados ou não, os problemas filosóficos não desaparecerão só porque não é usado um método empírico. A filosofia não é uma invenção para pessoas que não querem fazer nada da vida, porque para provar que alguns problemas são pseudo problemas é necessário argumentar.

Em algumas instituições escolares, preferem trocar a filosofia em si pela a história da filosofia, por ser uma disciplina histórica a seriedade não é questionada. Esta substituição é irônica, porque se os filósofos tivessem os mesmos desejos quanto ao caráter A Priori da filosofia, não se poderia fazer a sua historia. Os métodos de provas são informais, podendo assim usar a lógica, sendo apenas um instrumento, não se resolve os problemas da filosofia, nem se determina o que é ou não problema filosófico, se torna problema filosófico quando os métodos científicos não conseguiram resolver.

O processo filosófico começa com um questionamento, assim o filósofo apresenta sua tese, as teorias podem ser plausíveis. Estudá-las não quer dizer que devemos apreciá-las sem questionar, porque não é esse o intuito da filosofia. Pois os argumentos sustentam as teorias, isto ocorre com as outras disciplinas também, mas na filosofia esses argumentos são mais visíveis por não serem aceitos por todos estudiosos. Ensinar filosofia não é forçar a pessoa a aceitar o que lhe é dito, pois essas teorias se contradizem sendo necessário estudar o motivo de cada um pensar que a sua teoria é a verdadeira. O aluno no estudo da filosofia tem de ser estimulado e ajudado a pensar nas teses, nos problemas.

Mostrando ao aluno as teorias e dando a ele instrumentos filosóficos, para filosofar do modo correto, não deixando que a arte de filosofar se torne meras opiniões de senso comum, algumas instituições para não sair do objetivo preferem trabalhar com textos filosóficos, e assim pedindo para responder os problemas. A intenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com