TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: Um Estudo Sobre A Estrutura Organizacional E O Processo De Decisão Em Uma Empresa De Grande Porte A Ambev.

Por:   •  16/10/2013  •  8.312 Palavras (34 Páginas)  •  2.070 Visualizações

Página 1 de 34

Resumo

Trabalho acadêmico desenvolvido no intuito de colocar em prática as matérias que se encontram sendo cursadas pelos integrantes do grupo neste semestre, Estrutura Organizacional e Processos Decisórios demonstrando a sua importância para o curso e para a vida profissional.

Foi realizada uma visita técnica na empresa Ambev, onde tivemos acompanhamento de um supervisor demonstrando e explicando as funções de cada setor da organização. Durante a visita tivemos contatos com funcionários, fornecedores e clientes, com objetivo de conhecermos a história da empresa, como ela se encontra no mercado, o ponto de vista dos clientes externos e internos, suas dificuldades, seus sucessos e seus planos para o futuro.

O trabalho se baseia no sucesso da organização, focando a importância do cliente externo e interno; na estrutura física e operacional e no poder de decisão, buscando sempre conciliar com as matérias que estamos cursando para colocar em pratica o que estamos aprendendo, aperfeiçoando nossos conhecimentos para sermos futuros gestores qualificados.

1.0 Introdução.

O objetivo deste trabalho é demonstrar como funciona a gestão de uma grande empresa, neste caso a escolhida foi a Ambev, informando sua constituição, organização e como são realizadas a tomadas de decisão demonstrando a importância dos níveis hierárquicos para o sucesso da organização.

Estudar o processo de tomar decisões ajuda a compreender o trabalho gerencial e a desenvolver as atividades de administrador.

Na seleção de futuros gerentes, a organização Ambev procura avaliar a aptidão dos candidatos para analisar e resolver problemas, individualmente e em grupo. Esse é um indício a mais da importância da capacidade de tomar decisões no elenco da capacidade dos gerentes. Por causa dessa importância, o processo de tomar decisões firma-se como sendo uma disciplina com vida própria dentro do campo da administração.

A organização utiliza diversas técnicas que foram desenvolvidas, para tornar mais fácil e com mais qualidade a participação dos gerentes, como de outros profissionais dentro desse aspecto de trabalho. A atividade de tomar decisões é crucial para a organização. Essa atividade acontece todo o tempo, em todos os níveis, e influencia diretamente o desempenho da organização. Iremos demonstrar durante o trabalho a dificuldade em se ter a “decisão perfeita” que é contemplada quando se discute as dificuldades encontradas no momento da decisão e a racionalidade das decisões. Tendo como principal objetivo mostrar um caminho que torne as dificuldades mais atenua para a organização.

2.0 Estudo de caso

Buscando conhecer um pouco mais da AmBev visitamos o escritório da empresa localizada na Avenida Américo Vespúcio no n° 470, no bairro Cachoeirinha, em Belo Horizonte.

Fomos recebidos pela Sra. Joana supervisora de RH, ela nos contou que a história da Companhia de Bebidas das Américas, a Ambev, nasceu em 1999, quando as centenárias Cervejarias Brahma e Companhia Antarctica anunciaram a decisão de juntar esforços.

O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitou a entrada no mercado de novas marcas tanto da Ambev como da concorrência, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais que dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.

Na época da fusão, as duas empresas empregavam 16 mil pessoas. Atualmente, a Ambev tem mais de 40 mil funcionários, dos quais aproximadamente 26 mil só no Brasil. Sua cadeia produtiva emprega, de ponta a ponta, cerca de 6 milhões de pessoas. Hoje, mais de 100 profissionais brasileiros ocupam cargos de liderança em todas as operações da AB InBev no mundo (EUA, Europa, China, Rússia).

A Ambev é uma empresa de capital aberto, com sede em São Paulo, no Brasil, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) integra a maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo: a Anheuser-Busch InBev (AB InBev).

Individualmente, é quarta maior cervejaria do mundo e líder do mercado latino-americano, produzindo e comercializando cervejas, refrigerantes e bebidas não carbonatadas.

A organização mantém operações em 14 países das Américas, a partir de cinco unidades de negócio: Cerveja Brasil, a maior operação, com aproximadamente 70% do mercado; RefrigeNanc Brasil, com refrigerantes, bebidas não alcoólicas e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com