TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO COMO UM AMBIENTE VIVO: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.932 Palavras (20 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................1
  1. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................2

2.1  PERSONAGENS DO CASE............................................................................2

2.1.CONFLITO........................................................................................................2

3. TEMAS ABORDADOS NO CASO.....................................................................3

3.1 LIDERANÇA......................................................................................................3

3.2 A DIVERSIDADE DA FORÇA DO TRABALHO................................................5

3.3 ÉTICA, O ASSÉDIO MORAL E O ASSÉDIO SEXUAL.....................................6

3.4 A CULTURA E O CLIMA ORGANIZACIONAL.................................................8

3.5 A MULHER E A ECONOMIA............................................................................9

CONCLUSÃO.......................................................................................................12

REFERÊNCIAS....................................................................................................13


1 INTRODUÇÃO

                Este trabalho busca evidenciar, através da discussão do caso “Gentileza ou assédio: conflitos de gêneros e de raça nas relações de trabalho”,  principais tópicos na gestão pública.

                O estudo trará informações sobre a liderança, que é um dos pontos mais antigos da civilização humana, e sempre importante para o desenvolvimento e transformação da humanidade. O espírito de liderança é estudado por muitas pessoas e é difícil definir qual a melhor forma de aplicar a liderança perante um grupo de pessoas e perante o grupo do case a ser estudado.

                O clima e a cultura organizacional terão parte importante neste estudo, pois é através destes métodos que se avaliam as influências nos resultados de uma empresa e organização.

                Serão tratados ainda sobre temas abrangentes nos dias atuais, como a diversidade da força do trabalho, que abordará informações importantes sobre como utilizar em favor da empresa as diversas culturas dos funcionários, e falará, por fim, sobre a importância da mulher no mercado e o crescimento cada vez maior de seu de seu espaço junto às empresas, nos cargos públicos e nas organizações.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PERSONAGENS DO CASO:

                Caso ocorrido na área de orçamentos, finanças e controladoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas, com os seguintes personagens:

- Fernando: Chefe titular da Área de orçamentos, finanças e controladoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas. É um chefe responsável e devotado ao trabalho que desempenha. Por questões de saúde se vê obrigado a se afastar de suas funções. Seu departamento passa por mudanças e fica preocupado, pois o setor onde trabalha desenvolve serviços que não podem ser paralisados, pois prejudicará outros setores do Ministério.

- Carla: Única funcionária do setor que tem especialização em perícia judicial de cálculo trabalhista. É a mais antiga funcionária do escritório e possui graduação. Substituirá o chefe Fernando durante o período de seu afastamento. Anteriormente já o ocupou o cargo de chefia, embora por períodos menores. É inteligente, responsável e competente.

- Ricardo: Está a menos tempo no departamento. Trabalha no setor de informática do escritório e auxilia também na organização de eventos sociais internos externos do setor, atuando como “promoter” do Ministério. É um funcionário “expansivo e brincalhão”.

2.2 CONFLITO

                Após o afastamento do chefe Fernando, Carla, funcionária mais antiga do escritório passa a ser a chefe substituta. O trabalho estava atrasado e Carla solicitou que os funcionários fizessem horas extras para colocar o serviço em dia. O funcionário Ricardo se propôs a fazer o serviço, evitando que os outros funcionários trabalhassem após o experiente. Neste período, sozinho com Carla no escritório, Ricardo inicia uma pesada investida contra em Carla, tentando conquistá-la, seja através de cortesias e gentilezas, gravando, inclusive um cd com as músicas preferidas de Carla, como um convite para um concerto, que foi prontamente declinado por Carla, Não desistindo da conquista e se tornando ainda mais contundente, Ricardo beija forçadamente a chefe, que profundamente irritada passa a discutir com Ricardo. No outro dia, preferindo a discrição, Carla não toma nenhuma medida contra Ricardo, que ao contrário, passa a fazer comentários maldosos sobre a chefe com os outros funcionários. A difamação a chefe passa a ser constante, que já não sabe como lidar com o caso. Todos os funcionários comentam a situação e o foco das atenções do escritório passa a ser Carla e não o trabalho a ser terminado. O clima no setor fica pesado e tenso e a receptividade com os colegas e a chefe já não é a mesma, pois não conseguindo resolver o problema ela se afasta cada vez mais do grupo.  

3 TEMAS ABORDADOS NO CASO

3.1 LIDERANÇA 

“Liderança é uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido do atingimento de um objetivo específico ou objetivos (Tannenbaum Weschier & Massarik, 1961, p.24)

        

                Tem-se noticia da palavra liderança desde 1300 da era cristã, embora sua utilização esteja mais empregada nos últimos 200 anos.

                Para se falar de liderança é importante sintetizar algumas principais teorias de liderança:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com