TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E OS PAPÉIS EDUCATIVOS:

Ensaios: A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E OS PAPÉIS EDUCATIVOS:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  3.259 Palavras (14 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ALINE STELZER MARGON

FABIANA MATIAS GONÇALVES DOS SANTOS

JOCIMARA STELZER BREGONCI

A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E OS PAPÉIS EDUCATIVOS: OBSERVAÇÃO DA ESCOLA

COLATINA

2013

ALINE STELZER MARGON

FABIANA MATIAS GONÇALVES DOS SANTOS

JOCIMARA STELZER BREGONCI

A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E OS PAPÉIS EDUCATIVOS: OBSERVAÇÃO DA ESCOLA

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem, Educação, Sociedade e Práxis Educativa, Políticas Publicas na Educação Básica, Teoria e Praticas do Currículo, Pratica Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade, Seminário Interdisciplinar II.

Orientador: Profs. Carlos Eduardo Gonçalves, Lisnéia Rampazzo, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, Edilaine Vagula, Vilze Vidott.

COLATINA

2013

SUMARIO

1Introduçao.............................................................................................................4

2 Desenvolvimento..................................................................................................5

2.1 Observaçao em Sala de Aula..............................................................................5

2.2 A Interaçao do professor com aluno em sala de aula.........................................5

2.3 Entrevista com Professor...................................................................................5

2.4 História da Escola..............................................................................................6

2.5 Plano Pedagogico da Escola PPP......................................................................8

2.6 Relatorio de observaçao sobre a escola e olhar critico de acordo com texto apresentado.............................................................................................................11

3 Consideraçoes Finais.........................................................................................13

4 Referencias.........................................................................................................14

1 Introdução

O presente trabalho traz a observação que tem como objetivo relatar as observações realizadas na EMEIEF “Josephir Boschetti”, observando a metodologia utilizada em sala de aula pelo professor regente,e também ver seu desenvolvimento e conhecimento em sala de aula passado aos alunos.

Este trabalho visa mostrar a interação entre o professor e aluno e o ambiente escolar e seu cotidiano no espaço educativo.Iremos apresentar com riquezas de detalhes a historia da escola e junto seu projeto pedagógico e os trabalhos realizados.

2 Desenvolvimento

2.1 Observação em Sala de Aula

Os alunos começam a chegar à escola a partir das 06h50minutos, e ficam no pátio e entre 07h00minutos toca o sino, e todos se reúnem em filas no pátio, e logo após os alunos são orientados pela diretora quanto ao uso do banheiro, e na formação de bons hábitos de higiene, e a importância de todos se alimentarem bem.A diretora informa também sobre algumas atividades do recreio escolar, e em seguida faz uma oração muito harmoniosa e vão para a sala de aula.A entrada e a saída dos alunos em sala de aula ocorrem de forma organizada.A sala de aula oferece conforto adequado aos alunos, os alunos utilizam uniforme escolar, possui janelas grandes e as carteiras todas organizadas.O professor em sala de aula tem total controle sobre os alunos, e aparentemente os alunos possuem entre si um bom relacionamento, e o controle de frequência dos alunos é feito no inicio da aula.

2.2 A Interação do professor com aluno em sala de aula

Ao entrar em sala de aula o professor cumprimenta os alunos, e em seguida faz a chamada diária, o professor deu continuidade revisando o conteúdo da aula anterior da disciplina,entregando aos alunos uma folha de exercício contendo frações, e logo após explicou como deveria ser resolvido às questões dando um tempo de 30 minutos para ser resolvido. Quando todos os alunos haviam terminado, o professor pediu aos alunos que fossem corrigir suas respostas no quadro, em seguida o professor tira as duvidas explicando como deveriam ser resolvidas.Referente ao aprendizado dos alunos, a maioria resolveram o exercício, o tempo utilizado para resolver o conteúdo depende do empenho e desenvolvimento dos alunos.O professor estar sempre atento aos alunos, observando-os e perguntando se todos entenderam o conteúdo ministrado.Os alunos são orientados a ter bons hábitos de higiene, a se manter sempre limpos e ao uso do uniforme.O professor impõe respeito em sala de aula chamado a atenção de seus alunos com firmeza. A metodologia utilizada é utilizado, ou seja, usando apenas o quadro nefro, com pincel. As avaliações são feitas com prova escrita individual e trabalho em dupla. O professor faz seu planejamento com livros didáticos, dicionário, gravuras e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com