TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DO PROJETO: HORA DO RECREIO NO CONDOMÍNIO

Por:   •  18/4/2020  •  Ensaio  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

DIRETORIA DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER CURSO TECNOLÓGICO DE GESTÃO DESPORTIVA E DO LAZER

PRATICAS DE LAZER E RECREAÇÃO

João Ernando Abreu Cruz

ORGANIZAÇÃO DO PROJETO: HORA DO RECREIO NO CONDOMÍNIO

Fortaleza

2018.1

JOÃO ERNANDO ABREU CRUZ

ORGANIZAÇÃO DO PROJETO: HORA DO RECREIO NO CONDOMÍNIO

Atividade realizada para obtenção de nota parcial (N2) na disciplina de Práticas de Lazer e Recreação, ministrada pelo Professor Francisco das Chagas Silva Macedo Junior.

Fortaleza

2018.1

SUMÁRIO

1. JUSTIFICATIVA/OBJETIVOS...................................................................

04

2. PÚBLICO ALVO........................................................................................

04

3. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES................................................

05

4. ANEXOS (Ficha de Inscrição, Termo de Compromisso, Regulamento e Planilha de Programação)

07 a 10

PROJETO HORA DO RECREIO NO CONDOMÍNIO

1. JUSTIFICATIVA/OBJETIVOS

As atividades e conexões pessoais estão cada vez mais mediadas por telas e aparatos eletrônicos. Proporcionalmente, nós interagimos e conhecemos cada vez menos profundamente as pessoas. O Projeto Hora do Recreio no Condomínio tem como objetivo principal promover atividades físicas, lúdicas e educativas dentro do condomínio residencial no período de férias, bem como nos fins de semana e feriados. Uma programação lúdica inteligente e fundamentada, baseada em atividades físicas, educativas e artísticas, pode encorajar seus participantes a assumir riscos e informar os outros de seus valores, suas forças e suas características dentro de um espaço seguro.

Jogos, brincadeiras e esportes constroem confiança porque permitem conexão em um nível emocional. Tais práticas permitem acessar a espontaneidade dos participantes de um modo que facetas ainda não reveladas possam emergir de forma encorajadora. O principio é que quando estamos relaxados jogando estamos presentes e quando estamos presentes uns com os outros melhoramos nossos relacionamentos.

O Porquê desse projeto ser desenvolvido nos condomínios, se dar pelo fato de ser mais prático, pois pode-se usar as dependências locais com toda a estrutura existente (quadra, piscina, área de convivência, campo de futebol, playgrounds, etc,.) no próprio condomínio para a prática das atividades recreativas, o que pode baratear o preço que será cobrado pelo serviço prestado.

2. PÚBLICO ALVO

O programa abarcará crianças na faixa etária de 04 (quatro) a 16 (dezesseis) anos de idade; de ambos os sexos; com ou sem deficiência física ou mental. O público será dividido por faixa etária, conforme as fases do desenvolvimento, de 04 a 07 (grupo 1), 08 a 11 (grupo 2) e de 12 a 16 (grupo 3). A única observação quanto ao público alvo é que os participantes deverão apresentar um atestado médico os habilitando às práticas de atividades físicas.

3. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

O processo de adesão dos participantes ao projeto se dará por meio de uma inscrição que poderá ser realizado pelo próprio síndico, por meio de uma Ficha de Cadastro (em anexo) que será distribuída antecipadamente para preenchimento. O referido documento conterá os seguintes dados: nome completo do participante, data de nascimento, idade, endereço, telefone, nome dos pais ou responsáveis, observações quanto a limitações físicas ou cuidados com saúde e um termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsável pelo participante.

As atividades acontecerão conforme a conveniência dos contratantes do serviço, ou seja, se for durante as férias, podem acontecer de segunda a sexta-feira, nos dois turnos e se for nos fins de semanas ou feriados, também manhã ou tarde. Sendo que pela manhã, no horário de 09h00 às 12h00 e à tarde, das 14h00 às 17h00.

Durante a inscrição, os responsáveis terão a opção de escolher contratar o serviço optando pela inclusão do lanche. Caso não opte por incluir o lanche, o responsável deverá levar a alimentação do participante.

O programa contará com uma equipe multidisciplinar, com profissionais de Educação Física, Recreadores e monitores, que conduzirão as atividades conforme as faixas etárias dos participantes.

O material utilizado para o desenvolvimento das atividades, além do que já dispõe no condomínio, será levado pula-pula, materiais infláveis, cordas, bambolês, bolas, etc.

Também, durante as atividades teremos um kit de primeiros socorros, disponível para alguma eventualidade, contendo os seguintes itens:

- 1 embalagem de soro fisiológico a 0,9%: para limpar o machucado;

- 1 solução antisséptica para feridas, como álcool iodado ou clorexidine: para desinfectar feridas;

- Gazes esterilizadas de vários tamanhos: para cobrir feridas;

- 3 ataduras e 1 rolo de esparadrapo: ajudam a imobilizar membros ou para segurar compressas no local de uma ferida;

- Luvas descartáveis, idealmente sem látex: para proteger do contato direto com sangue e outros fluídos corporais;

- 1 embalagem de algodão: facilita a aplicação de produtos nas bordas da ferida;

- 1 tesoura sem ponta: para cortar esparadrapo, gazes ou ataduras, por exemplo;

- 1 embalagem de curativo tipo band-aid: para cobrir cortes e feridas pequenas;

- 1 termômetro: para medir a temperatura corporal;

- 1 frasco de colírio lubrificante: permite lavar os olhos em caso de contato com substâncias irritantes, por exemplo;

- Pomada para queimadura, como Nebacetin ou Bepantol: hidratam a pele enquanto aliviam a sensação de ardência da queimadura;

- Paracetamol, ibuprofeno ou cetirizina: são medicamentos genéricos que podem servir para vários tipos de sintomas e problema comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (561.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com