TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Observação de Criança de 5 anos

Por:   •  1/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

FMU

Curso de Psicologia

1° Semestre

Alex Santana da Silva

Criança de 5 anos: Observação

São Paulo

2016

1° Semestre

Alex Santana da Silva

Criança de 5 anos: Observação

Trabalho apresentado para a matéria

Psicologia do Desenvolvimento I:

como nota de Avaliação Continuada.

Orientador: Profa Lia Pinheiro

São Paulo

2016

SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Questões de ordem prática
  3. Questões de ordem teórica
  4. Questões teórico-práticas
  5. Conclusão
  6. Referências bibliográficas

Anexos

Introdução

Neste Trabalho iremos apresentar a observação realizada com uma criança de cerca de 5 anos de idade e iremos comparar a observação com as teorias de Sigmund Scholmo Freud sobre o desenvolvimento psicossexual. Que classifica o desenvolvimento psicossexual em 4 fases, a fase oral, a fase anal, a fase fálica e fase genital.

Iremos focar nas fases anal e fálica, na qual pertence a criança observada pelo grupo.

Questões de ordem prática:

Abaixo apresentamos a observação da criança.

A criança observada está brincando com seu irmão acompanhada de uma moça mais velha na área de lazer de um prédio. A criança é um menino que aparenta ter entre  4 a 6 anos, cabelo loiro, pele branca com cabelo liso e olhos marrons; usa uma camisa com desenhos animados estampados  uma calça de moleton beje além de um sapatinho azul.  

O menino está brincando com bonequinhos e de plástico com o irmão e a acompanhante. A criança grita com uma voz fina e diz: “O Batman é meu!” e repete isso por três vezes em poucos segundos. Após espalhar 8 bonecos no chão, ele com ajuda dos outros dois  levantam todos os bonecos e  começam a lutar, batendo um boneco no outro. O menino, faz sons onomatopícos como “POw pzzz TCxx”e começa com o boneco do Batman preso em suas mãos a bater em todos os outros bonecos derrubando todos no chão novamente. O jovem ainda bate o próprio boneco no chão durante a brincadeira. O irmão, diz que eles precisam organizar a batalha, mas o menino só fica com o boneco do Batman na mão, não pega qualquer outro e  não responde ao que o irmão diz. Enquanto o irmão e a acompanhante fazem fileiras com os os outros bonecos o jovem apenas fica fazendo sons  onomatopicos ajoelhado no chão do lado esquerdo do irmão e de frente para a acompanhante.

O irmão, entrega mais 2 bonecos para o menino e diz que aquela é sua equipe e que eles vão “lutar contra a equipe da Sil” ( nome da acompanhante) . O menino  fixa o olhar para os bonecos e quando o irmão da o comando ele bate os mesmos que estava segurando nos 2 bonecos mais próximos a acompanhante. O menino diz  atacar! Atacar! Atacar! E depois bate no boneco do irmão e joga um deles para longe e diz “o Robo vai voar!!”

Depois o Menino se levanta e corre pelo espaço com o Batman na mão pisando firmimente e dando risada. O irmão, se levanta e corre atrás dele falando “vou pegar o Batman”. Os dois então,  começam a correr em círculos até que o jovem começa a gritar pela acompanhante chamando “Sil!” “Sil”e tentando se esconder atras da acompanhante que estava observando tudo. O  individuo observado então agarra a calça da acompanhante ( perna esqueda)  sem soltar o boneco  que estava na mão  direita e  fica agaichado enquanto o irmão tenta pegá-lo dizendo com voz fina “ me protége ele quer roubar meu Batman”, “o Batman é só meu, é só meu!”

Após isso,  a acompanhante acalma os jovens e entreteu o irmão num jogo de tabuleiro. 

Enquanto isso, o observado se ajoelha no chão e começa a brincar sozinho com alguns bonecos  acompanhando os movimentos dos brinquedos com o seu corpo. Ele se deita no chão fazendo sons onomatopaicos e colide os bonecos e diz diversas frases sozinho: “O Batman vai vencer você”, “Eu sou mais forte que você Coringa””vou salvar a cidade de você e proteger essa casa”. A cada Colisão os menino produz sons e em alguns momentos Rola no chão.

A acompanhante interrompe e diz que está na hora de subir porque a vovó chegou. O jovem então recolhe os bonecos com velocidade colocando-os numa caixa e vai embora de mãos dadas com a acompanhante.

Questões de ordem teórica:

Sigmund Scholmo Freud, o teórico usado para aplicar nossa observação, foi um médico neurologista e criador da psicanálise. Ele acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, conhecida como libido. Para ele essa evolução pisicossexual ocorria nas etapas de acordo onde a libido está mais concentrada, vamos utilizar nesta observação a fase anal, onde ele exemplifica o prazer da criança ao controlar sua defecação e a fase fálica que é demonstrada pela manipulação dos órgãos genitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (716.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com