TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA, NA PERSPECTIVA DE MINIMIZAR AS POSSÍVEIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  13/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  6.779 Palavras (28 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA, NA PERSPECTIVA DE MINIMIZAR AS POSSÍVEIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS.

[pic 13]

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Prof.ª Lilian Gavioli de Jesus

 

OLIVEIRA, Ana Carla de Santana A participação da família, na perspectiva de minimizar as possíveis dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita nas séries iniciais: Ano 2015. 26. Projeto de Ensino (Graduação em PEDAGOGIA) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Serrinha, 2015.

RESUMO

          É notório, perceber no contexto atual diversas discussões acerca das dificuldades de aprendizagem, pensando nessa problemática, o presente trabalho teve como base fazer reflexões sobre as teorias que esse assunto aborda, visando compreender as principais causas que dificultam a aprendizagem de escrita e leitura apresentada pelas crianças nas séries inicias.  O mesmo também visa colaborar para uma nova percepção acerca da participação da família no âmbito escolar, como forma de tentar minimizar as dificuldades de escrita e leitura que algumas crianças enfrentam ao serem inseridos na vida escolar.  O projeto aqui elaborado teve como intuito principal criar uma relação de a proximidade entre escola e família, criando estratégias, na qual, ambas pudessem contribuir para o ensino de escrita e leitura de forma dinâmica e prazerosa para as crianças do ensino fundamental I.

Palavras-chave: Família, Dificuldades de Aprendizagem, Criança, Escola, Leitura e Escrita.


SUMÁRIO

1.  Introdução...................................................................................................3

2 Revisão Bibliográfica ....................................................................................5

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................15

3.1Tema e linha de pesquisa...........................................................................15

3.2. Justificativa................................................................................................15

3.3 Problematização........................................................................................16

3.4 Objetivos....................................................................................................16

3.5 Conteúdos..................................................................................................17

3.6 Processo de desenvolvimento....................................................................17

3.7 Tempo para a realização do projeto...........................................................18

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................20

3.9 Avaliação.....................................................................................................20

4 Considerações Finais.....................................................................................21

5 Referências....................................................................................................23



  1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem como intuito principal colaborar para melhoria do processo de aprendizagem de leitura e da escrita das crianças nas séries iniciais. Sendo assim, a elaboração deste projeto intitulado. “A participação da família na perspectiva de minimizar as possíveis dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita nas series iniciais”, tentará desvelar os principais motivos que impossibilitam às crianças de desenvolver tais níveis de aprendizagem. Diante disto, o projeto destina-se às pessoas que estão diretamente ligadas a essa problemática, visando trazer novas informações para que sejam implantados na busca de possíveis soluções que, venham melhorar o processo da educação infantil.

É notório que muitas crianças nas séries iniciais sentem dificuldades no aprendizado de leitura e escrita, por diversos motivos tais: Por falta de incentivo dos pais, uma boa estrutura escolar, falta de compromisso por parte de professores, além de dos distúrbios neurológicos apresentados em algumas crianças. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo geral, analisar a importância do acompanhamento dos pais nas séries iniciais e o uso dos recursos lúdico como uma ferramenta para aprimorar o nível de letramento dessas crianças, trazendo novas ideias e propondo novas maneiras de ensino que venham somar para o progresso da aprendizagem dos alunos.

É importante salientar que, os conteúdos desenvolvidos na sala de aula são de extrema importância para desenvolver os níveis cógnitos das crianças, diante dessa realidade é preciso que o professor compreenda que, conteúdo é tudo aquilo que o professor trabalha em diferentes linguagens nas atividades cotidiana em sala de aula: desenhos, músicas, histórias, dramatização, leituras, jogos, diálogos, todas contextualizadas com a realidade vivenciadas pelos alunos.

O desenvolvimento do projeto se dará inicialmente, como uma pesquisa de fundamentação teórica, logo após será feita uma observação da turma, na qual serão aplicadas atividades no intuito de detectar as dificuldades dos alunos. Depois do processo de observação e avaliação das dificuldades, será realizada na escola uma palestra com a participação de pais, professora da turma, diretora e pedagoga da instituição, a palestra também contará com a presença de uma psicóloga convidada, para que todos juntos possam esclarecer e elaborar estratégias que auxiliem os alunos no desenvolvimento da aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (252.8 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com