TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA SOCIAL

Por:   •  23/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 2]

[pic 3]

ANA CLAUDIA LEOPOLDINO

PESQUISA SOCIAL

[pic 4][pic 5]

Aral Moreira

2019

[pic 6]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 7][pic 8]

ANA CLAUDIA LEOPOLDINO

                                 

                                                    PESQUISA SOCIAL

                           

                                           

                                                                                         

Trabalho apresentado na Disciplina de Pesquisa Social do 2º ano, Curso de Graduação em Licenciatura Faculdade de Serviço Social.

 Professor (a) (Dr., Ms.). Joana Prad Medeiros.

                                

 

[pic 9]

Aral Moreira

2019

PESQUISA SOCIAL I-EAD- ATIVIDADE 01- Valor 5.0                 

        

Caros alunos (as) para responder procurem escrever com suas próprias palavras, e lembre-se de postar a fonte bibliográfica utilizada.

        

 Sobre a pesquisa social e sua importância relatem:

a-Pesquisa Social e Serviço Social;

- Lembrando que pesquisa é um procedimento de coleta de informações e descobertas que resultarão em um novo conhecimento. Pois visa através da fundamentação teórica gerar outro ou novo conhecimento.

Quanto a Pesquisa Social é todo trabalho de pesquisa questionado e explicado de um determinado grupo social. É um trabalho que visa estar apto a realidade para então mover uma ação de mudança na mesma, através da Pesquisa social dá-se para conhecer a realidade das condições de vida, comportamentos tanto social como histórico, incentivos e desejos de comunidades/grupos sociais, tornando assim possível ter uma visão da realidade social de um determinado grupo. Como também tem de se ressaltar que o objeto de pesquisa é o ser humano, sendo uma pesquisa tanto qualitativa como quantitativa. E finalizando seus resultados podem estar no contexto histórico, econômico, político, cultural da realidade de uma determinada sociedade. Logo, tanto para conseguir juntar dados como chegar a uma construção de pensamento e pesquisa o Serviço Social é de extrema importância para se desenvolver tal pesquisa, pois o serviço social esta presente diante a todas as realidades vivenciadas por uma sociedade e suas esferas.  

b-Procedimentos adotados na Pesquisa Social;

- Para a coleta de dados a observação oculta e as informações consentidas são a base para o inicio da coleta de dados, logo, ocorre a ligação entre o objeto de pesquisa e as informações, como também outro meio é a consciência de quem vai contribuir para tal feito. Ressaltando que os princípios éticos quanto ao trabalho com seres humanos deve estar acima de qualquer feito. E como no próprio guia de estudos diz, procedimentos nos quais não ocorrem um consenso ou que não tenham sidos definidos claramente as condutas a serem utilizadas ou seguidas precisam ser constantemente examinadas e repensadas.

c-Descreva sobre a Pesquisa Social em relação a “Natureza” e “Método”;

- A Natureza das pesquisas são apresentadas em dois tipos a Pesquisa Básica  e Pesquisa Aplicada. Na Pesquisa Básica a qual não exige o cuidado previsto nos estudos e conquistas do conhecimento científico. Já na Pesquisa Aplicada visa e produz conhecimentos com direcionamentos práticos, guiados a uma resolução específica não havendo um improviso ou apenas um estudo novo, mas sim gera-se um estudo novo e também as resoluções e esclarecimentos específicos quanto a sua delimitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com