TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRATICA ESPORTIVA NA ESCOLA

Artigo: A PRATICA ESPORTIVA NA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  4.210 Palavras (17 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 17

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

NELSON SOARES DO NASCIMENTO

A PRÁTICA ESPORTIVA NA ESCOLA

Natal/RN

2014

NELSON SOARES DO NASCIMENTO

A PRÁTICA ESPORTIVA NA ESCOLA

Trabalho apresentado como exigência para conclusão da disciplina TCC II, do Curso de Educação Física – Licenciatura, do Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI - RN, tendo como orientador o Prof. Ms. Edeilson Matias da Silva.

Natal/RN

2014

03

1. INTRODUÇÃO

Quando falamos em esporte, estamos denominando um tipo específico de atividade física que possui características como competição, institucionalização, esforço físico e habilidades motoras específicas, padronização de espaços e regras, além da formação dos grupos. Quando analisamos o esporte em suas especificidades, podemos perceber porque ele é tão importante no desenvolvimento infantil.

Muitas pessoas tendem a confundir esporte e atividade física. A diferença entre eles está no fato de que o esporte é uma atividade física organizada, ou seja, qualquer esporte é atividade física, mas nem toda atividade física é esporte. Qualquer movimento do corpo que provoque gastos de energia é uma atividade física, seja levantar, sentar, andar, carregar coisas etc (Caspersen et al, 1985).

A atualidade tem sido marcada por altos índices de sedentarismo e obesidade. A atividade física hoje em dia se torna muito importante em uma era que não precisamos sair de casa para quase nada, basta um clique, uma mensagem, enfim tudo se tornou muito cômodo. São as crianças que sofrem mais com está modernidade. Há mais de vinte anos que elas estão sendo influenciadas pela tecnologia, jogos de videogame, computadores, televisões, celulares enfim é tudo muito atrativo para estas crianças, porém esta mudança pode causar uma certa comodidade aumentando assim o sedentarismo nesta clientela. Daí ser importante a prática dos exercícios físicos se mostrando indispensáveis na infância, fase que a criança está em desenvolvimento, criando seu caráter, formando ideias, se socializando. Praticar esportes é um dos aspectos importante para um melhor desenvolvimento geral e indicado em todas as idades e sem restrições, apenas é preciso escolher a atividade correta e indicada para sua idade.

04

Os benefícios de um exercício físico são inúmeros tanto fisiológicos como psicológicos, as pessoas que praticam garantem que através da atividade ganharam mais massa muscular, força e se sentem pessoas melhores, nas crianças os efeitos são visíveis também além de auxiliar o desenvolvimento corporal de toda a musculatura e ossos fortificando-os, auxilia o desenvolvimento motor, melhora a interação quando é um esporte ou atividade física de grupo, ajuda a criança a conhecer e revelar seus medos, sua coragem, seus limites, melhora a auto-estima e autoconfiança, evita doenças crônicas, reforça a imunidade do corpo, ajudando a prevenir o organismo de doenças respiratórias, problemas do coração entre outros.

O combate ao sedentarismo se inicia na infância, existem milhares de crianças na atualidade que são sedentárias e sofrem com a obesidade. Praticar atividade física logo na infância ajuda a se tornar um adulto melhor com hábitos saudáveis. Mas te caminho o estimulo dos pais deve ser muito importante também, praticar basquete, natação, vôlei, ginástica olímpica, lutas marciais como judô, capoeira, karatê, entre outros combatem além de problemas de saúde, mas também evita a criança a se tornar um adulto com vícios. O esporte estimula a vida saudável e natural e previne contra o alcoolismo, tabagismo e as drogas por isso as chances da criança que pratica esportes ser fumante ou alcoólatra é mínimo, o esporte possibilita a vivenciar o melhor caminho.

A prática esportiva na infância é uma ferramenta de prevenção, visando uma melhor qualidade de vida. O sedentarismo, portanto, é atualmente um dos grandes problemas da modernidade. Guedes & Guedes (1993) levantam a hipótese de que uma possível modificação nos programas de Educação Física Escolar poderia auxiliar na prevenção do sedentarismo das próximas gerações de adultos. Diante disso, sabe-se que, na maioria das escolas, os adolescentes não recebem informações suficientes sobre a correlação entre aptidão física e saúde. É interessante ressaltar, que atualmente os meios de comunicação são os grandes responsáveis pelas informações nesta área. De um tempo para cá, devido à preocupação com uma melhor qualidade de vida, os programas de televisão têm mostrado muitas orientações sobre a prática de atividade física para a obtenção da

05

saúde. No entanto, parece não serem suficientes para promoverem mudanças significativas nos hábitos e atitudes saudáveis.

Desta forma, este trabalho pretende discutir sobre a problemática da prática esportiva na escola, sendo mais um estudo, que possa respaldar sua importância, tendo em vista que a falta de atividade física e os maus hábitos alimentares podem acarretar em malefícios para a saúde da população podendo resultar na obesidade e numa série de doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, acometendo de forma preocupante crianças e adolescentes.

No entanto, existe a necessidade de que as escolas ofereçam programas que tenham o objetivo de estimular o aumento da atividade física espontânea no cotidiano dos alunos, para que com isso, elas tenham um estilo de vida mais ativo e realizem as atividades com prazer e que permaneçam fazendo-as por toda a sua vida.

O objetivo desse trabalho visa incentivar os bons hábitos para a formação da pessoa humana ainda na escola, por ser uma instituição social que ocupa um lugar de destaque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com