TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificação ou Avaliação: O Que Pratica a Escola?

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 4

Questões sobre o texto: LUCKESI, C. C. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? Disponível em www.crmariocovas.sp.gov.br

  1. Após ler o texto, responda as questões abaixo:

  1. Explique o processo de aferição do aproveitamento escolar realizado pelos professores, segundo Luckesi. Em sua opinião, por que isso ocorre e que medidas poderiam contribuir para a mudança dessa prática.

Na prática da aferição do aproveitamento escolar, são feitos pelos professores três procedimentos.

 O primeiro é a medida do aproveitamento que são os resultados da aprendizagem que vem a partir dos acertos que os alunos têm sobre o conteúdo de um determinado assunto do qual estão trabalhando.

 A segunda é a transformação da medida em nota ou conceito, que vem é através do processo de medida onde os professores transformam em nota ou conceito por meio de seus acertos no que se foi trabalhado em trabalhos e avaliações, com isso expressam atribui a aprendizagem do educando.

 E em terceiro vem a utilização dos resultados identificados, com isso esse professor pode registrá-los em seu diário de classe ou até mesmo em sua caderneta de alunos, oferecer ao aluno que não obteve uma boa nota a chance de melhorar e também pode trabalhar as dificuldades que os alunos tiveram em tal conteúdo e assim contudo isso o educando se apresentar com uma nota ruim orientá-lo também que estude e que preste mais atenção nas aulas.

  Para mim professores deveriam ter menos alunos em sala porque isso já facilitaria para ambas, ter mais recursos para trabalhar e com isso também ter possibilidades de fazer aulas mais diversificadas e claro o professor se manter sempre atualizado.

  1. Para Luckesi, a escola desenvolve a prática escolar da verificação e não da avaliação. Explique os argumentos que justificam a afirmação do autor.

A verificação é uma ação que congela o objeto já a avaliação direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação. No geral a escola brasileira opera com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem, com isto podemos observar que os resultados da aprendizagem têm tido a função de estabelecer uma classificação do educando, expressa em sua aprovação ou reprovação. Então a partir disso podemos falar que a prática educacional brasileira opera, quase na totalidade das vezes, como verificação.

  1. Escreva a proposta que Luckesi faz para a avaliação escolar. Para você, existem impeditivos para que essa proposta se efetive.

Sua proposta é que a avaliação do aproveitamento escolar seja feita como uma atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais e, como objetivo final, uma tomada de decisão que direcione o aprendizado e, consequentemente o desenvolvimento do educando. Com isso não irá ter mais apenas aquele sistema classificatório que quem tem a melhores notas vão e outros fiquem e mostrando que a avaliação é uma forma que o educando tem para mostrar tudo aquilo que realmente aprendeu.

 Concordo plenamente com essas mudanças até para que mostre a avaliação como algo que o educando possa mostrar tudo aquilo que foi assimilado por eles durante as aulas e não se importe apenas com a nota e caso vá mal quando tive uma segunda chance tire todas as suas dúvidas acredito que o incentivo do professor também ajudaria bastante para mostrar aos educados que a avaliação não é algo monstruoso ou algo para ferrar com os alunos.

  1. Observe o quadro abaixo e aponte que ligação ele tem com a temática Verificação ou Avaliação Escolar (elaborem uma produção textual de no mínimo 20 linhas).

               [pic 1]

A tirinha retrata a indignação do personagem em novamente ter tirado “péssimo”. Ele se sente indignado pelo fato de frequentar a escola corretamente todos os dias e mesmo assim ir mal na disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (270.7 Kb)   docx (502.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com