TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO E SUA PRÁTICA NAS ESCOLAS DE ANOS INICIAIS E DA EJA

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.523 Palavras (19 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

JOSÉ CLÉBSON DE SOUSA

MARILENE SILVA DO NASCIMENTO

REGIANE FEITOSA SILVA

STENIO CESAR FREITAS

A AVALIAÇÃO E SUA PRÁTICA NAS ESCOLAS DE ANOS INICIAIS E DA EJA

[pic 2]

CAPANEMA - PA

2015

JOSÉ CLÉBSON DE SOUSA

MARILENE SILVA DO NASCIMENTO

REGIANE FEITOSA SILVA

STENIO CESAR FREITAS

A AVALIAÇÃO E SUA PRÁTICA NAS ESCOLAS DE ANOS INICIAIS E DA EJA

Trabalho de Curso de Graduação em Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Organização e didática nos anos iniciais do ensino fundamental; Avaliação da aprendizagem e ação docente; Ensino de ciências naturais e saúde infantil; Educação de jovens e adultos; Seminário interdisciplinar VI; Estágio Curricular obrigatório I: educação infantil.

Orientadores: Profº(es). Marlizete Bonafini Steinle, Sandra Regina dos Reis, Maurílio Bergamo, Vilze Vidote Costa, Lucy Mara Conceição, Cyntia Simioni França.

CAPANEMA - PA

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 REFLETINDO SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA DE AVALIAÇÃO NA ESCOLA.....................................................................................................................04

3 REFLETINDO SOBRE O ATO DE AVALIAR        06

4 ANÁLISE E CONSIDERAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM        08

5 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO        09

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICES        14

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, iremos fazer uma reflexão sobre um tema bastante discutido no âmbito da educação, que é a avaliação educacional e da aprendizagem escolar. Nesse sentido, vamos nos centrar nos estudos de Luckesi (1998 e 2000) e Chueiri (2008), resgatando ideias que têm contribuido para análise e estudos sobre a avaliação da aprendizagem na escola.

Discutiremos sucintamente sobre as concepções de avaliação da aprendizagem escolar, com auxilio dos autores acima citados, com objetivo de melhor entender tal temática.

Nesta reflexão, com base em inúmeros estudos que vêm sendo desenvolvidos há alguns séculos, com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar a prática avaliativa do aprendizado, precisamos também nos debruçar sobre o conhecimento histórico de cada época, para entender a finalidade e o conceito atribuido a essa prática.

Com base nos resultados de várias pesquisas realizadas, para delinear a avaliação da aprendizagem, de forma inclusiva, valorizando o ser humano, acreditamos que temos uma missão árdua em nossa trajetória como pedagogos e estudiosos do assunto. Temos que nos apoiar nestes estudos, tirar proveito das melhores alternativas e, no gancho dos avanços da discussão do tema, executar no dia a dia a prática avaliativa inclusiva e acolhedora. Chueiri (2008, p. 62) afirma que, “considerando que a implementação de uma política educativa aliada a atuação pedagógica atenta aos conflitos, contradições, fissuras, vozes que constituem o panorama escolar, poderá dar novos sentidos à práxis da avaliação”.

O tema nos deixa preocupados, pois apesar de didáticamente estarmos apoiado em diversos estudos, nas ultimas décadas, os avanços  na prática avaliativa não são tão perceptíveis.


2. REFLETINDO SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA DE AVALIAÇÃO NA ESCOLA.

 Tecendo uma reflexão sobre o estudo teórico e a prática da avalição escolar, teremos como base e suporte o estudo desenvolvido por Cipriano Carlos Luckesi[1], que dispõe sobre a prática da avaliação da aprendizagem na escola, logo, em outro trabalho, discorre também sobre “O Ato de Avaliar a Aprendizagem”. E para solidificar as bases para um trabalho diferenciado, nos cercamos do trabalho e da opinião de Mary Stela Ferreira Chueiri[2].

Sabemos que a avaliação está presente em nossas vidas, em nosso dia a dia, nas nossas atitudes, mas iremos nos centrar na avaliação de cunho educativo e pedagógico, aquela praticada no âmbito institucional do ensino aprendizagem, se articulando com um projeto pedagógico e o projeto de ensino, onde a avaliação, para Luckesi (1998, p. 71) “tanto no geral quanto no caso especifico da aprendizagem, não possui uma finalidade em sí; ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado previamente definido”.

Como estamos falando de avaliação da aprendizagem educacional, ou seja, voltada para o educando, o subsídio está voltado para a garantia da qualidade dos resultados que estamos construindo. Por isso, o autor nos fala, que não podemos estudar, definir e delinear sem um projeto articulador.

Vimos no texto base sobre a obtenção da medida dos resultados da aprendizagem, onde o autor coloca sua opinião favorável e de grande necessidade para poder aferi-la. A respeito da medida dos resultados da aprendizagem, Luckesi (1998, p. 73) diz que:

Pode-se questionar, é claro, se o processo de medir, utilizado pelos professores em sala de aula, tem as qualidades de uma verdadeira medida, mas isto não vem ao caso aqui. Precária ou não, importa compreender que, na aferição da aprendizagem, a medida é um ato necessário e assim tem sido praticada na escola. Importa-nos ter clareza que, no movimento real da operação com resultados da aprendizagem, o primeiro ato do professor tem sido, e necessita ser, a medida, porque é apartir dela, como ponto de partida, que se pode dar os passos seguintes da aferição da aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (312.3 Kb)   docx (307.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com