TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO INDIVIDUAL - GESTÃO DE VENDAS

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

                                                                                Elisângela da Cunha

   

PRODUÇÃO INDIVIDUAL

Curso: Gestão Empresarial

Disciplina: Gestão de Tecnologia e Inovação

                                                   

                                                    SÃO PAULO

                                                           2017

1 ENUNCIADO

A impressão 3D vem ganhando espaço na mídia e entre o público em geral com a possibilidade de criar objetos, peças e até próteses de parte do corpo humano em sua própria casa, entidade pública ou negócio usando uma máquina que promete se tornar cada vez mais acessível. Apesar de o processo já vir sendo usado há décadas para criar protótipos de novos produtos em empresas de grande porte, até recentemente o equipamento era muito caro e lento. Muitos acreditam que, no futuro, poderemos baixar projetos e fabricar um produto em casa ou usar scanners 3D para digitalizar objetos e então imprimi-los. Isso supostamente vai descentralizar o processo de produção, com os maiores entusiastas dessa nova tecnologia proclamando o surgimento de uma nova revolução industrial (veja mais sobre isso na Midiateca na pasta das “aulas 3 e 4”).

Baseado no exposto acima e em qualquer outro conhecimento sobre impressão 3D cuja fonte você tenha pesquisado, dê seu parecer sobre essa tecnologia levando em conta os seguintes aspectos principais:

  1. O posicionamento atual no ciclo de vida (adoção e desempenho)

  2. . Fatores positivos e negativos que afetam a difusão no mercado (corporativo, doméstico ou público).

Importante: você deve justificar sua avaliação baseando-se nos conhecimentos vistos nas aulas. Essa primeira parte da Produção Individual (composta pelas etapas “a.” e “b.” descritas antes) equivale ao desenvolvimento do trabalho, e deve ter entre 2 e 3 páginas. Caso necessário, você pode ilustrar essa parte do desenvolvimento com imagens, desde que identificadas com uma legenda explicativa e fonte.

Como consideração final, apresente sua opinião sobre o futuro da tecnologia (entre 5 e 10 linhas). Lembre-se que a Produção Individual precisa ainda conter uma página para Capa e as Referências indicando as fontes completas utilizadas.

Orientação: Essa atividade deve ser entregue exclusivamente pela ferramenta de envio da Produção Individual, disponível no menu principal à esquerda

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. O posicionamento atual no ciclo de vida (adoção e desempenho)

O uso da tecnologia 3D começou a ser difundido a mais de 20 anos.

A primeira impressora 3D foi criada por Chuck Hull, um norte-americano do estado da Califórnia, em 1984, utilizando a estereolitografia, tecnologia precursora da impressão 3D.

 De acordo com Barreto (2014) diferentemente da difusão das informações, a adoção de uma nova tecnologia, normalmente, dá-se de forma branda em função do pouco conhecimento de sua função, formas de uso e ganhos obtidos com sua utilização.

O gráfico elaborado por Rogers (2003) mostra a curva representativa da adoção de uma tecnologia ao longo do tempo. Neste gráfico o autor associa a tipologia dos adotantes de novas tecnologias (classificados em os adotantes como inovadores, adotantes iniciais, maioria inicial, maioria tardia e retardatários) em função do tempo (BARRETO, 2014).

[pic 1]

Fonte: https://afrontablog.com/2013/10/11/o-ciclo-de-adocao-de-inovacao/

Observando o gráfico podemos inferir que a tecnologia da impressora 3D já ultrapassou a fase de adoção inicial, superando inclusive a fase do abismo descrito por Moore (2005), momento a ser ultrapassado para que uma tecnologia nova alcance o sucesso no mercado (BARRETO, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (391.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com