TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA APLICADA A PODOLOGIA

Por:   •  22/7/2021  •  Resenha  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  1.353 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

BRUNA KANUFRE

atividade integradora

Psicologia aplicada à Podologia

[pic 3]

Londrina

2021

RESPOSTAS DA ATIVIDADE INTEGRADORA DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA À PODOLOGIA

A equipe multidisciplinar deve construir uma relação entre profissionais, em que o paciente é visto como um todo, considerando um atendimento humanizado. O podológo em exercício de sua profissão, tem também a responsabilidade de organizar e esclarecer sobre a importância das funções e suas relações exercidas em benefício do paciente, neste contexto o auxílio de um profissional da área  da  psicologia  pode  ajudar  mediando  vínculo  entre  paciente  e  profissional  que  executa  os procedimentos técnicos.

Dê  a  sua opinião  sobre  a  importância  do  profissional  da  podologia  atuar  em  uma  clínica multiprofissional  e  sobre  a  relevância  do  psicólogo  atuando  em  conjunto  no  atendimento  de pacientes com enfermidades podológicas no atendimento humanizado.

Dentro de um atendimento médico, o paciente apresenta-se como figura central de atendimento, este por sua vez, dependendo do problema apresentado é examinado por médicos de áreas diferentes, ou seja, ele é inserido em um tratamento com uma equipe multidisciplinar.

No que se refere à podologia, sabe-se que a maioria dos problemas dos pés podem ser prevenidos, porém, pacientes de alto risco, podem requerer tratamentos bastante complicados, necessitando assim, de uma abordagem multidisciplinar.

Assim, as equipes multidisciplinares são divididas em duas – a equipe básica (endócrinologista/dermatologista; enfermeiro; nutricionista; assistente social e podólogo) e a equipe de apoio (cirurgiões vasculares, ortopedistas, neurologistas, cirurgiões plásticos, infectologistas, dermatologistas, fisioterapeutas e psicólogos).

O pé, é a muito tempo objeto de análise, investigação, diagnóstico e tarapeutica de variadas patologias que o afetam, neste contexto, para o tratamento excluisivo de tais patologias, surge então a podologia.

O profissional de podologia possui formação científica técnica para cuidar e tratar das afecções superficiais dos pés, este deve ter também o conhecimento necessário para encaminhar o cliente ao profissional especializado quando necessário intervenções mais específicas.

Neste contexto, é importante que o podólogo tenha também o interesse em se inserir dentro de clínicas multiprofissionais, que envolvam diversas áreas de atendimento, de forma que o paciente a necessitar de qualquer outro atendimento, o tenha dentro de um mesmo espaço.

A podologia pode atuar em diversas áreas, desde a prevenção de doenças até o tratamento de doenças avançadas, em diversas etapas da vida do indivíduo, por isso, é importante que o profissional saiba buscar ajuda quando necessário.

Muitas vezes pensar na podologia é pensar que esta é uma área da saúde que pode trabalhar sozinha, no entanto, deve ser levado em consideração todo o contexto do paciente, seus históricos de doença, suas patologias, suas particularidades, a gravidade do problema tratado, onde em muitas situações, o profissional de podologia deve buscar auxilio de outros médicos, seja para o tratamento com medicamentos ou até mesmo em situações que necessitam ser realizados procedimentos mais invasivos (cirurgias).

Por isso é importante que o podólogo esteja inserido dentro de uma clínica onde possuam profissionais das áreas de psicologia, fisioterapia, cirurgia, endocrinologia, nutrição, pois muitas vezes não compreendemos o contexto da doença, porém, esta pode estar relacionada a uma má alimentação, a uma forma errada de pisar o pé no chão, entre outros elementos que podem ser levados em consideração, assim, ao possuir dentro da clínica profissionais de diversas áreas, a busca pelo tratamento e cura do paciente é mais efetiva, pois o trabalho em conjunto faz-se fundamental para que o tratamento correto seja determinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com