TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Palestra sobre a auto construção pessoal

Por:   •  6/11/2017  •  Resenha  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos observar que a palestra é muito transformadora. Os profissionais que formaram aquela palestra tem a tarefa de ajudar aquele pessoal a se construir, se posicionar como ser humano digno de suas escolhas, ver o mundo e as pessoas de forma diferente, se sentirem como seres humanos iguais a todos, com os mesmos direitos de vencer, de trabalhar e de reconstituir sua família, de voltar a viver na sociedade buscando sua integridade e autonomia.

Analisaremos esse grupo comunitário com a aula de psicopatologia especial, segundo o autor Guattari, os palestrantes ajudam as outras pessoas a se reconstruir, ajudam o paciente a buscar a sua autonomia, sua integridade, a se desenvolver na sociedade, voltar para a sua rotina de vida que mantinha antes de adoecer.

No encontro presenciado, o coordenador do grupo fez um Sarau, onde cada integrante, de uma forma livre, poderia apresentar para o grupo todo uma música, uma fotografia ou um texto. Todos os participantes, tanto pacientes, como funcionários do HC ou doutores, apresentaram materiais com significado pessoal ou social.

O assunto tratado no grupo era o acontecer da pessoa. O objetivo era prestar atenção na nossa saúde, no nosso dia-a-dia, aqueles momentos onde a nossa pessoa acontece e trazer um pouco daquela experiência para o próximo encontro. Este processo é importante, pois ajuda a perceber como as experiências vividas são significativas para nós.

Os pacientes presentes naquele lugar apresentavam algum tipo de sofrimento psíquico que inibem ou perturbam a conduta do indivíduo. Durante o encontro, uma paciente comentou sobre uma festa de primavera que foi oferecida para eles no hospital. Ali, ela relatou ter se sentido gente, pois, naquele encontro, pacientes e doutores estavam na mesma linha, não havia rotulo ou jaleco que diferenciasse uns dos outros. Neste momento, percebemos a importância de lembrar estas pessoas que possuem algum tipo de transtorno ou sofrimento psíquico que eles também são pessoas comuns, pessoas com direitos.

Estes pacientes, talvez não sabem como lidar com certas situações, ou com certos sintomas e encontram no grupo semanal o apoio que precisam. Não sentir-se sozinho pode ajudar no tratamento. Este grupo ajuda os pacientes a resolverem os seus conflitos internos, seus medos, ansiedades através de trocas de experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com