TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Persuasão E Suas Modalidades

Artigos Científicos: A Persuasão E Suas Modalidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

Persuasão para o estudo da retórica advém da forma de abordagem textual, metodologia utilizada para convencer, dar convicção ou até mesmo implantar a certeza ao receptor da mensagem. A persuasão textual discorre não apenas sobre o assunto tratado, mas também interliga os diversos pontos do texto; Entendesse assim que este tipo de abordagem trataria da representação dos fatos, implantando nos leitores uma crença em relação aos pontos por este interpretado. Na apresentação do texto, a eloquência torna-se mais potencializada quando exposta de forma concreta e eficaz.

Destarte que ao lograr uma informação é espontânea a curiosidade em interpretar para alcançar de maneira fluente a lógica do texto. Elementar destacar que para a interpretação ser ampla e coerente o texto deve ser analisado de maneira integral, porém quando a interpretação fordirecionada para analise retórica o método persuasivo de abordagem textual englobará fases de estudo para um exame mais complexo das formas utilizadas à produção deste texto, utilizando se do modelo de apresentação proposto por Tringali, inspirado na retórica antiga de Aristóteles e transcrito pelo livro Retórica e Literatura (João Adalberto Campato Júnior). Sucintamente conhecer-se-á o estudo das fases e as propriamente ditas para posterior analise retórica do informe publicitário, publicado pelo HOPI HARI no jornalFolha de São Paulo.

A primeira analise deve ser direcionada pra o tema que será abordado, deve-se ter o amplo e devido conhecimento sobre o assunto para expressar de maneira colossal a visão que o autor tem sobre determinada matéria. Juntamente com o tema, tem-se a questão, ou seja, discussão a qual se pautará o tema, fase na qual examinasse todos os pontos, tal como a visão adversa do que se discute, é de suma importância o conhecimento da opinião contraria para traçar parâmetros de convencimento.

Tese e hipótese é o fundamento em que a discussão é pautada, estudando assim se o tema que deu origem ao debate está evidenciado de maneira concreta, baseada em fatos verídicos ou conclusões particulares (hipóteses). O estado da questão relacionasse com a tese e hipótese, sendo assim, ocorre a analise de conjuntura, definição e qualidade.

Proposição é a fase onde o autor expressa sua afirmação ou negação sobre o determinado assunto “tema”; Conjuntamente, mas em fases distintas está o discurso persuasivo, período ao qual observasse o tipo de persuasão empregada: racional, emotiva ou estética. O discurso persuasivo tem evidente ligação com o auditório, pois o discurso é direcionado ao público (auditório) e com isso elaborado sob o manto a que se apresenta. O orador ao elaborar um discurso está sempre vulnerável ao auditório e seu poder de juiz, considerando este poder destinado ao auditório o orador está a tangente de não influenciar o público e por isso antes de elaborar qualquer opinião sobre determinado assunto deve estudar seu auditório, levando em consideração diversos fatores, tais como,nível intelectual e capacidade de flexibilidade para absorver uma ideia até mesmo contraria a própria.

O gênero do discurso dividisse em três; Judiciário, ou seja, um fato de grande relevância que altera não apenas a existência de um ser humano, mas sim de todos e com isso recebe significativa consideração por se tratar de algo se suma importância. Demonstrativo, onde apresenta a questão para ser debatida e formulada uma possível tese. E por ultimo o gênero deliberativo, expondo de forma textual uma atitude, movimentação de atividade para formular sobre algo.

A invenção abrange o escrito no texto, expondo provas, lugares, notas, discursos contrários, pesquisas dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com