TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política No Antigo Testamento

Por:   •  27/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO DO CAPÍTULO 1 : ASPECTOS GERAIS DA TEOLOGIA POLITICA

O capítulo 1 do livro nos apresenta os conceitos fundamentais em relação a política. As definições de política, civismo e teologia política.

Aprendemos também algo fundamental para nossa caminhada cristã, que tudo sempre esteve, sempre está e sempre permanecerá no controle de Deus. Sendo toda autoridade é constituída por ele e nos como servos de Deus devemos nos sujeitar a toda autoridade pois foi quem estabeleceu. Amém?

Fala reforçar que Deus é o grande agente por detrás do governo humano. O governo já existia antes mesmo do homem desde quando Deus criou a comunidade celestial.

Aprendemos uma pouco sobre a dispensação que é dividida em 7 partes: Inocência, Consciência, Governo Humano, Patriarcal, Da Lei, Da Graça, Do Milênio.

RESUMO DO CAPÍTULO 2: A POLÍTICA NO ANTIGO TESTAMENTO

O capítulo 2 nos navegamos na relação de Deus e os eventos políticos narrados no Antigo Testamento.

Falamos sobre o chamado de Abraão que foi chamado por Deus para sair de Ur para construir uma nação começando por um sistema tribal.

A sociedade daquele época tinha algumas características como: governada pelo chefe da família, que em conflito convocava os homens para batalha.

Era um sistema parecido com os de um sheik que exerce a autoridade unindo os principais chefe da família.

Na sequência se fala sobre Egito e da histórica vida de José que de escravo foi tornado por Deus governador do Egito e que tempos depois os descendentes dele e de sua família que ficaram conhecidos como Hebreus se tornaram ameaça para Faraó por estarem se multiplicando rapidamente e muito mais fortes do que os próprios Egípcios e sendo assim escravizados por Faraó.

Na sequência o livro nos apresenta um breve relato sobre a libertação do povo de Deus através de Moisés e a peregrinação dos mesmos no deserto, depois sobre a construção da federação das 12 tribos de Israel.

Na sequência Juízes, a monarquia unificada através do pedido do povo a Deus a divisão do estado.

O livro ricamente nos mostra sobre inimigos de Israel ao longa no velho testamento como: Filisteus, os midianitas e os babilônicos.

RESUMO DO CAPÍTULO 3: A POLÍTICA NO NOVO TESTAMENTO

Nesse capítulo nos mostra a politica do novo testamento que se trata basicamente do domínio romano. Que surgiu aproximadamente 753 a.c..

Um fato importante e muito interessante que vale ressaltar que o período teve participação na preparação do mundo para receber a Cristo.

Em fatores importante como A legislação Romana que, por exemplo, em sua lei de adoção que era quando a pessoa recebia o direito de ser adotado o que fazia com que ele se torna-se filho legítimo através desse entendimento Paulo pregava aos romanos para explicar que nos quando aceitamos Jesus nos tornamos filhos legítimos dele.

Por exemplo a paz romana: Roma havia aniquilado todos os inimigos a sua volta o que fazia com que as pessoas caminhassem em paz em toda a região do Mediterrâneo, isso favoreceu muito na propagação do evangelho naqueles tempos.

As estradas: Trouxe prosperidade com grandes centros comerciais Roma construiu muitas estradas, garantindo a segurança inibindo ladrões. Continentes como Europa, Ásia e África estavam interligados o que favoreceu viagem missionárias dos apóstolos em outros continentes.

Observamos que Deus havia preparado todo cenário para vida de Cristo nos mínimos detalhes inclusive com exemplos na vida Dele e os exemplos que Jesus deu como por exmeplo:

• Seus pais José e Maria um casal simples, humildade, retos e tementes a Deus;

• Jesus que nos ensina a importância de pagar os tributos assim como são estabelecidos pelas autoridades;

• Respeito de Jesus pelas autoridades reconhecendo que toda a autoridade é concedida do alto.

RESUMO DO CAPÍTULO 4 : ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL

O capítulo 5 navega pela história da politica até nos tempos atuais no Brasil, falando sobre figuras importantes como Platão e Aristóteles que entregaram grandes contribuições para a evolução das mesmas.

Aprendemos sobre qual é o sistema governamental brasileiro que é uma república federal presidencialista no qual o governo tem um representante eleito pelo povo para acumular as funções de chefe de estado.

Aprendemos sobre a federação brasileira que é formada por 27 unidades sendo 26 estados e um distrito federal.

Na sequência aprendemos sobre as três esferas do poder:

• Poder Executivo;

• Poder Legislativo;

• Poder Judiciário

Depois falamos sobre o poder executivo do Brasil que é regulado pela Constituição Federal nos seus artigos 76 e 91.

Depois uma viagem na galeria de todos os presidentes do Brasil de Deodoro da Fonseca até 2003 ate então exercido por Luiz Inácio Lula da Silva.

Aprendemos também sobre Funções e competências do Executivo Federal , Estadual e Municipal, Autoridades Legislativas, Legislativo Federal, Federativo Estadual e Legislativo Municipal e finalmente Poder Judiciário.

Na sequência entramos no assunto sobre o papel da igreja na política que convenhamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com