TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Instrução do Grau de Aprendiz Maçom

Por:   •  4/12/2023  •  Artigo  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Ven M Ir1º Vig Ir2° Vig


S

S S

TRABALHO SOBRE A 1 ª INSTRUÇÃO

AP M :  LUIZ ANDERSON GONÇALVES COSTA DE CAMPOS

Venerável Mestre, amados e queridos Irmãos, dando continuidade ao processo de aprendizado ao grau de aprendiz Maçom com as graças e iluminação do Grande Arquiteto do Universo, passo a descrever o que compreendi na Primeira Instrução do Grau de Apr Maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito, recebida nesta Loja.

A Primeira Instrução, logo e seu início, já nos comunica que nos ensinará os segredos do Grau de Aprendiz Maçom, o que nos permitirá o reconhecimento entre si por meio de S, T e P

Tal fato por si só já demonstra a riqueza do simbolismo utilizada na maçonaria, o que faz com que esconda seus segredos do mundo profano, os revelando somente a aqueles que foram deviddamente escolhidos e iniciados.

Desde a Iniciação a Primeira Instrução, é percepitível que a Maçonaria nos abres os olhos, tentando nos mostrar, de maneira filisófica, a luz que adentra a escuridão que domina o mundo profano.

Nado nos é imposto, pois temos a liberdade como um dos princípios basilares, porém somos guiados desde então a trilhar um camiho moral de retidão por meio da reflexão, aperfeiçoando a Arte suprema do pensamento, a Arte Real.

Assim como uma base que sustenta um prédio, o desbaste da P B  é um fase de suma importância, senão, a principal fase de nossa elevação moral, ou seja, dentro da nossa própria construção, para que possamos elear o templo dentro de nós mesmos, com uma base forte e sólida que nos sustente pelo resto de nossas vidas, e que o mesmo passando por diversas adversidades, jamais desmorone.

Na Primeira Instrução é nos dito que compete ao Apr Maçom o trabalho de debastar a P B para que possamos a transformar em pedra polida.

A P B  nada mais é que nós mesmos, com as asperezas, que na verdade são nossos próprios defeitos, vícios e paixões que carregamos do mundo profano e, que, por meio dos ensimentos, estudos, reflexãos e prática contínua das virtudes, possa ocorrer nossa transformação  o aperfeiçoamento moral, nos tornando a almejada Pedra Polida.

Portanto, no meu entender, fica bem claro na Primeira Instrução que devemos melhorar a nós mesmos, nos transformando-nos de P B  em Pedra Polida, pois que assim possamos construir nossa própria base de elevação moral, para que, então, possamos nos transformar e uma peça útil a construção do edifício a ser erguido pela Maçonaria juntamente como nossos irmãos, sendo cada irmão de suma importância para a construção da base de um Templo que abarque a todos nós.

De forma direta, devemos primeiramente trabalhar a nós mesmos para que possamos ser fortes e após a nossa tranformação, possamos trabalhar juntos a nossos irmãos em prol de todos.

Para que nós possaos debastar a P B , nos são apresentados três instrumentos, quais sejam:  a Régua de 24 polegadas, o Maço e o Cinzel.

A Régua de 24 polegadas se constitui no principal instrummento no Grau de Apr Maçom, tendo em vista serve para medir e traçar sobre a P B  o corte a ser efetuado., ou seja, sem a sua correta aplicação os demais instrumentos não trarão o objetivo almejado. Ela representa o equilibrio entre tempo e esforço, que devemos empregar diariamente entre as 24 horas do dia, devendo nos organizar em nossos dias tempo com sabedoria, dosando o mesmo na meditação, trabalho e descanso, físico e espiritual, de forma que façamos tudo em harmonia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (648.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com