TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Grau de Aprendiz Maçom

Por:   •  2/10/2023  •  Resenha  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

À G D G A D U

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO PIAUÍ

A R L S MESTRE HERMES DIAS PINHEIRO Nº 42 OR TERESINA-PI

RUA SIMPLÍCIO MENDES, 797 – CENTRO

SESSÕES ÀS QUARTAS-FEIRAS ÀS 19H30

TRABALHO SOBRE A PRIMEIRA INSTRUÇÃO

Grau de Aprendiz Maçom

AP M George Araújo Fonseca

Teresina-PI, 01 de março de 2023 E V

Venerável Mestre

Irmão Primeiro Vigilante

Irmão Segundo Vigilante

Caros Irmãos

RESUMO DA PRIMEIRA INSTRUÇÃO DE APRENDIZ MAÇOM

  • Trata-se da explicação do Painel Alegórico da Loja de Aprendiz

O painel nos mostra o caminho que devemos trilhar para atingir o domínio de nós mesmos através do trabalho e da observação.

Apesar de pouco tempo convivendo em loja com os irmãos, devido aos inúmeros feriados, festas de final de ano e recesso, a minha vida, minha rotina mudou totalmente.

Minha rotina nesse período baseou-se em resiliência e observação, acredito que uma rotina bem diferente da maioria dos aprendizes que não seria incomum estarmos em um estado de euforia devido à realização de um sonho que é a entrada no mundo maçom.

Durante esses poucos meses, busquei aprendizado na própria família, com meus cunhados, juntamente também com os meus irmãos em loja, que por sinal sempre se mostraram solícitos.

Consegui entender que a primeira instrução através dos símbolos e alegorias no painel alegórico nos ensina a diferença entre o mundo maçom e o mundo profano.

Essa diferença começa por entender, ou melhor, começa através do desbastar (polir) da Pedra Bruta.

A Pedra Bruta, é o ser humano ainda com seus olhos vendados, ainda sem os ensinamentos maçônicos, vinculado a sua ganância, suas manias e seus defeitos.

Compreendo que ao começar a desbastar a Pedra Bruta, através do Maço (ou malho) e do Cinzel, o aprendiz começa a entender o que é a maçonaria, e quais são seus objetivos junto aos irmãos e a sociedade, que é o aprendizado, e o aperfeiçoamento do irmão aprendiz e com isso, ajudar no aperfeiçoamento Moral da Humanidade.

Sei que essa tarefa de desbastar a Pedra Bruta não será fácil, pois desvencilhar de defeitos e paixões em que o aprendiz viveu e conviveu por anos, as vezes já está rígido em seu coração.

Mas tenho certeza que com o esforço necessário e com a ajuda e o aconselhamento dos irmãos, o aprendiz conseguirá trilhar esse caminho.

Entendo que, na primeira instrução, que as Lojas Maçônicas são construídas em formato quadrilongo (que tem quatro lados, paralelos dois a dois), como o Templo de Salomão e orientadas de leste para oeste, porque:  o sol nasce de leste para o oeste.

  • A civilização e a ciência vieram do oriente para o ocidente;
  • A doutrina do amor e da fraternidade vieram do oriente por intermédio do Divino Mestre para mostrar o quão vasto é a extensão da nossa instituição;
  • E também demonstrar que a caridade do maçom e seus deveres com a sociedade, não deve ter limites.

Sustentam nossa Loja 3 grandes pilares, que são: a SABEDORIA, a FORÇA e a BELEZA;

Onde a sabedoria inventa, cria e orienta o maçom no caminho da vida.

A força sustenta e anima o maçom em todas as dificuldades.

E a beleza adorna nossas ações, nosso caráter e nosso espirito.

A Loja possui três Joias móveis e três fixas. As joias móveis são representadas pelo o Esquadro, o Nível e o Prumo. São móveis pelo fato de serem transferidas a cada nova Administração ao Venerável, Primeiro Vigilante e Segundo Vigilante respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (655.3 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com