TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Probabilidade e Estatistica

Por:   •  10/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

Estatística

A estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, à analise e a disseminação das informações. A estatística é uma metodologia ou conjunto de técnicas que utiliza a coleta de dados, classificação de dados, apresentação ou representação dos dados e análise e interpretação.

A estatística descritiva é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de  grande dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística. A estatística descritiva pode ser resumida nas seguintes etapas:

  • Definição do problema
  • Planejamento
  • Coleta de dados
  • Critica de dados
  • Apresentação de dados
  • Descrição de dados

Coleta de dados

A coleta de dados pode ser dividida em contínuas, periódicas ou ocasionais, os dados de observação são oriundos de várias fontes, podendo ser coletados de duas formas a primeira é a  Enumeração: referentes a uma variável discreta e a segunda: Mensuração: Referentes a uma variável continua. A coleta  de dados pode ajudar empresas fazendo o levantamento e armazenamento de informações ajudando na escolha de decisões. A coleta de dados pode ser também direta ou indireta. A direta: Quando feita sobre elementos informativos de registro obrigatório ou coletados pelo próprio pesquisador, essa coleta pode ser contínua, periódica ou ocasional. A Indireta: Quando é feita com base em elementos já pesquisados ( revista, jornal, livros, etc.)

  • Coleta de dados contínua:  Quando os eventos que acontecem durante determinado estudo, são registrados à medida que ocorrem.
  • Coleta de dados Periódica: Acontece de ciclo em ciclo, como exemplo o censo do Brasil.
  • Coleta de dados ocasional: São Aqueles realizados sem a preocupação de continuidade ou periodicidade.

A coleta de dados é uma das fases mais importantes da pesquisa, e pode ser qualitativa ou quantitativa, a pesquisa qualitativa consiste no comportamento da pessoa, a opinião dela, sua particularidade, já a pesquisa quantitativa consiste na medição de características compartilhadas por um determinado grupo de pessoas.

Há várias maneiras de coletar dados, entre os principais estão: dados estatísticos, entrevista, questionários e formulário, os questionários são muito utilizados nas pesquisas, tanto qualitativas  quanto na quantitativas mas principalmente nas qualitativas,  quando se pretende levantar a opinião da população sobre algum assunto. Um questionário levanta informações como nome, idade, gênero, tipo sanguíneo, posição social etc.. Vai de acordo com o que o entrevistador pretende levantar.  O Formulário é constituído pela entrevista e o questionário, o preenchimento de informações, dados pessoais, sociais, etc..  É feito pelo próprio entrevistador.

Qualquer tipo de coleta de dados tem que ser bem planejado para que não haja erros graves no resultado final do seu levantamento.

Critica dos dados

Nesta fase os dados são contados e recontados, em busca de possíveis falhas (omissões repetições, etc),  ou seja os dados obtidos devem ser criticados à procura de falhas sistemátixas no planejamento, aquisição e armazenamento dos dados.

A critica de dados pode ser externa ou interna.

  • Externa quando visa às causas dos erros por parte do informante.
  • Interna quando visa observar os elementos originais dos dados da coleta.

Apuração de dados

É a etapa de soma e processamento dos dados obtidos mediante critérios de classificação, pode ser manual, eletromecânica ou eletrônica.

Exposição ou apresentação dos dados

Os dados sempre devem ser apresentados de forma adequada, seja através de tabelas ou gráficos, seguindo os critérios determinados no planejamento e utilizados no processamento de dados. A exposição dos dados tem o objetivo de facilitar a análise daquilo que é objeto de estudo estatístico.

Um exemplo de apresentação tabular:

A apresentação de dados estatísticos na forma tabular consiste na reunião ou grupamento dos dados em tabelas ou quadros com finalidade de apresenta-los de modo ordenado, simples e de fácil percepção e com economia de espaço

Componentes Básicos de uma tabela: Em termos, uma tabela se compõe dos seguintes elementos básicos:

                                                Título

Cabeçalho

Indicadora

de

Coluna

               C

                o

Casa         l     Linha

                u

                n

                a

                   Rodapé

Exemplo:

        Brasil - Estimativa de População

   1970 – 76

Ano

População

(1000 habitantes)

1970

1971

1972

1973

1974

1975

1976

93.139

95.993

98.690

101.433

104.243

107.145

110.124

Os Principais elementos de uma tabela são:

Titulo: conjunto de informações, as mais completas possíveis, localizado no topo da tabela, respondendo às perguntas: O que ? Onde ? Quando ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com