TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção e Criação Audiovisual

Por:   •  21/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Nome: Giovanna Lughi        RA: N41008-6        Turma: PM3P13

Matéria: Criação e Produção Audiovisual

Tema:1) Desenvolva um breve resumo histórico de cada meio eletrônico de comunicação de massa, considerando sua origem no mundo e no Brasil.

2) Descreva os tipos de formatos publicitários e de seus padrões de veiculação, ao usar exemplos, identifique a fonte para a devida correção.

São Paulo

2020


SÚMARIO

  1. Introdução.......................................................................................................................3
  2. Meios eletrônicos de comunicação de massa..................................................................4
  1.  Rádio........................................................................................................................4
  2.  Televisão..................................................................................................................4
  3.  Cinema.....................................................................................................................5
  4.  Internet.....................................................................................................................5
  1. Tipos de formatos publicitários e de seus padrões de veiculação...................................6
  1.  Rádio........................................................................................................................6
  2.  Televisão..................................................................................................................7
  3.  Cinema.....................................................................................................................7
  4.  Internet.....................................................................................................................7
  1. Conclusão........................................................................................................................9
  2. Referências bibliográficas.............................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

A comunicação de massa realiza a dispersão de informações a uma grande parte de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor, o que ocorre por meio de jornais, livros, revistas, rádio, televisão, internet, cinema, entre alguns outros. Os quais unidos chamamos de mídia.

Já os meios ou canais de comunicação são as ferramentas que permitem a comunicação entre os indivíduos por meio da transferência de informações de forma individual ou em massa, dessa maneiro nos ajudando a nos comunicar uns com os outros, do emissor para o receptor.

Segundo a Teoria da Comunicação, o emissor (locutor) é aquele que emite a mensagem, e o receptor (interlocutor) é aquele que a recebe e a decifra.

Por sua vez, o canal de comunicação titula o local, ou o meio pelo qual a mensagem está sendo enviada par o receptor.

Neste trabalho abordaremos os meios eletrônicos da comunicação, que são: o rádio, televisão, cinema e a internet.

  1. MEIOS ELETRÔNICOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
  1. RÁDIO

Em 1896, Guglielmo Marconi, consegue após pesquisas sobre a indução eletromagnética e ondas eletromagnéticas, criar o primeiro aparelho de rádio da história. O seu principal objetivo era conseguir substituir o telégrafo que funcionava através de cabeamentos, para o rádio que captava as mensagens através de ondas magnéticas.

O rádio surgiu em 1860, um dos mais antigos meios e teve grande relevância no desenvolvimento da sociedade. Mesmo não possuindo imagens, sempre cumpriu um papel de grande importância,  informando com mais rapidez, deu destaque à notícia devido à possibilidade de divulgar os acontecimentos quando ocorrem.

O rádio além de notícias também traz entretenimento e publicidade, porém com um formato diferente.

Na população brasileira o rádio nasceu em 1922. Tem a preferência apenas de 7% da população brasileira. Com o consumo de música e de informação, em determinados horários do dia a dia, como no trânsito.

Seu sucesso no Brasil era tão certo que já na década de 30 havia mais de 50 emissoras em funcionamento. Não demoraria muito, contudo, para se sentir a necessidade do investimento publicitário para manutenção de programas e da própria emissora no ar.

Também vale ressaltar que diante a todos os demais meios de comunicação de massas, o rádio pode se destacar a linguagem oral, a mobilidade, o baixo custo e a instantaneidade.

  1. TELEVISÃO

A televisão foi criada em 1923, mas apenas em 1928 foi realizada a sua primeira transmissão, todas experimentais, suas imagens eram embaçadas, sendo bem mais parecidas com um rádio, ainda era muito rudimentar.

Na época, o rádio era o principal meio de comunicação, o que aumentava o valor dos aparelhos de televisão, e poucas pessoas tinham acesso.

No Brasil, sua popularização apenas surgiu no ano de 1970. Onde em 1950, foi fundada a TV Tupi, a primeira emissora do Brasil e da América do Sul.

Fora do Brasil, no ano de 1930 a televisão começou a ser mais utilizada, porém, só era possível assistir suas transmissões em salas públicas na Alemanha.

Após a Segunda Guerra a queda dos preços e o aumento da renda fez com que a televisão se popularizasse.

Em 1954 a televisão em cores surgiu, e alguns anos à frente, em 1962, as primeiras transmissões via satélite de um continente para o outro, a tornaram o principal meio de comunicação do mundo.

  1. CINEMA

Em 1889 Thomas Edison, surge com o cinetoscópio onde é capaz de representar desenhos através de sequencias por uma câmara escura.

Léon Bouly em 1982, após observar o mecanismo do cinetoscópio desenvolveu o cinematógrafo, um experimento que possibilitava projetar imagens em movimentos em grandes telões. Após esse invento os irmãos Lumière, o patetearam. Com isso a origem do cinema foi considerada uma invenção dos Irmãos Auguste e Louis Lumière no final do século XIX, no ano de 1895. Em Paris, na França, eles realizaram a primeira exibição pública e paga de cinema: uma série de dez filmes, com duração de no máximo 50 segundos cada, já que os rolos de película tinham 15 metros de comprimento. Os mais conhecidos foram “A saída dos operários da fábrica Lumière” e “a chegada do trem à Estação Ciotat”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com