TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicopedagogia no Brasil

Por:   •  10/5/2020  •  Bibliografia  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Artigo: Uma análise sobre o Ciclo PDCA como um método para solução de problemas da qualidade

O artigo lido intitula-se como tema: Uma análise sobre o Ciclo PDCA como um método para solução de problemas da qualidade, bem como, dividi-se em partes, e possui 9 paginas.

No entanto, entendemos que no Resumo, apresenta questões relevantes sobre o uso do PDCA e traz resultados propícios para as empresas, uma que vez é necessários métodos e alternativas.  E analisa conceitos e estudos sobre os conhecimentos, as soluções de problemas, metodologias e métodos e técnicas. Feito isso se entende que o artigo tem como objetivo, prover subsídios de uma fundamentação teórica sobre as questões relacionadas ao PDCA.

Na Introdução o autor do artigo traz pontos interessantes sobre o desempenho da empresa, a qual afirma que uma empresa para atingir os seus objetivos e suas metas precisam melhorar os desempenhos globalizados, ou seja, deve se adaptar as mudanças postas no mercado diante da atualidade das novas abordagens surgidas. E ainda sim afirma que os procedimentos que consistem nas práticas de sucessos nas empresas precisam ser investigados, para melhor compreensão, e assim, se aperfeiçoar para que possa haver melhores resultados. Diante disso, entendemos que um dos procedimentos, mais bem conhecidos na gestão da qualidade total (TQM), é o uso do ciclo PDCA. Pois como se entende é um método bastante eficaz para empresas que desejam organizar seus processos de forma eficaz e completa. Porém autor menciona que para o atendimento destas proposições não se dá em apenas só buscar aperfeiçoamento, é importante rever e compreender os conceitos que rementem a PDCA, como conhecimentos, a soluções de problemas, a metodologia e os métodos e as técnicas a serem utilizadas e aplicadas.

No tópico, Metodologia da pesquisa, apresenta meios utilizados da pesquisa, no entanto, trata-se de uma pesquisa teórico-conceitual, no qual o autor buscou levantar conhecimentos sobre o assunto estudado. O tema em questão foi examinado sob uma nova visão de ideias fundamentadas nas visões teóricas, partindo da premissa que o ciclo PDCA é na atualidade um modelo conceitual, mais bem conhecido entre os praticantes da gestão da qualidade, utilizado para o balizamento dos processos de melhoria, sistematizados nas empresas.

Sobre as questões do conhecimento o autor abordam discussões voltadas aos conceitos dos conhecimentos da PDCA para as empresas, diante ao meio da atualidade. Conforme entendemos o PDCA é um método de melhoria continua, que se baseia em etapas de planejamento, execução e correção dos erros cometidos.

Diante a isso, o autor explica que com a propagação da sociedade os conhecimentos tem feito com que a sociedade se desenvolvesse cada vez mais, e tem se tornado um ativo importante para as empresas em meio às organizações produtivas de crescimento. O autor ainda aponta em seus estudos que existem quatro tipos de conhecimentos, sendo estes: o saber (popular), científico, filosófico e religioso (teológico), que embora apresentem distinções, e podem ser usados simultaneamente, para efetuar uma analise ou coexistir em uma única pessoa. Partindo dessa premissa, é verídico observar que o autor em seus estudos do desenvolver dos conceitos utilizados, quanto às questões dos conhecimentos aborda discussões voltadas para os “conhecimentos científicos”.

No tópico, Conhecimentos e a solução de problemas, o autor abordam conceitos sobre ambos, pois em seus estudos afirma que o conhecimento versa na busca das soluções dos problemas, para que assim, possam definir as formas de conhecimento e soluciona-los. E sobre a palavra “problema”, podemos entender que autor explica que envolve multiplicidades de significados, uma vez que, adotar-se sobre uma abordagem filosófica. Partindo da necessidade de resolver e solucionar problemas, entendemos que se trata de uma definição gerencial dentro das empresas, significa nada mais, do que solucionar problemas, no entanto, requer que as pessoas que trabalham na empresa atuem como afetivos solucionadores de problemas.

No tópico Metodologia, o método e a técnica, o autor traz conceito de método, metodologia e técnica. Portanto sobre Método significa ordenação do caminho, ou seja, é o passo a passo, são as etapas responsáveis pela obtenção dos resultados, sejam parciais ou delimitados. Cujo são utilizados nas resoluções dos problemas com o viés de alcançar um objetivo; é a estratégia da ação, a técnica e a tática da ação, podem ser chamados por técnicas ou métodos de grau. Uma das quais as empresas fazem usos de ambas, conforme entendemos sobre o tópico lido.

Já o método científico, é a ordenação dos procedimentos de investigação no viés de buscar conhecimentos científicos. E a técnica possui um objetivo restrito diferentemente do método e da metodologia. Sobre a metodologia entendemos de acordo com o autor que é uma disciplina, que se relacionam à epistemologia dos conhecimentos, ou seja, é a filosofia da ciência, com objetivo de analisar as características dos métodos utilizados e disponíveis, que conduz os procedimentos da pesquisa.

No tópico Os ciclos PDCA para o planejamento, controle e melhoria da qualidade, o autor explica que os gerenciamentos dos processos podem ser conduzidos por meio dos ciclos do PDCA, para o controle, melhoria e planejamento com qualidade. Os Ciclos quando utilizados para atingir as metas desejadas de um padrão, são designadas por fases, uma vez que se trata de um processo não repetitivo e são empregados de modos conjuntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com