TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopedagogia no Brasil

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Neste livro a autora Nádia A bossa mostra sua dúvida sobre o que a psicopedagogia se refere.

O termo nasceu de uma necessidade para melhor compreensão do seu processo de ensino aprendizagem. Através das necessidades,a psicopedagogia vem buscando mostrar seu lado interdisciplinar para sim poder buscar o conhecimento em diversos campos do saber.

Segundo um dos autores apontados pela própria autora diz que historicamente o termo surgiu da sua busca ao atender crianças com "distúrbios de aprendizagem."

A psicopedagogia foi conhecida como auxiliadora de forma em que o profissional atuava, o mesmo pode se dizer de

psicologia e pedagogia que se complementava ao seu conhecimento.

Em seguida, surge a necessidade de assumir um papel com respostas a sua aplicação conceitual e que também é preciso pensar sobre seu objeto de estudo,as teorias que fundamenta a prática, e o seu campo de atuação. Assim para que encontramos sua definição , a atora se faz pensar nos objetos de estudo sobre a psicopedagogia fazendo-nos refletir sobre suas origens teóricas.

Nádia fala que o trabalho de um psicopedagogo pode ser preventivo, e dar três diferentes níveis; A priori em que o psicopedagogo atua diante dos processos educativos, em seguida, lidar e buscar o tratamento de distúrbios na aprendizagem que já existem e por último , porém não menos importante extinguir os problemas na aprendizagem e assim podendo ter uma conclusão clinica onde o profissional se reconhece a relação com outros sujeitos.

Somente a prática poderá suprir a discussão a cerca da profissionalização do psicopedagogo, que só pode ser atuada por profissional da área especializado, tendo o papel não somente de solucionar os "déficits" da aprendizagem e da insuficiência no sistema escolar, e sim buscar por vários outros meios para melhorar os seus desempenho significativo escolar e assim aumentar sua capacidade de aprendizagem do individuo.

Segundo a autora, em um ambiente escolar, o profissional psicopedagogo deve fazer uso de equipamentos especializados, avaliações sistematizadas e estrategias possíveis de acordo com sua individualidades, assim o papel de auxiliar em suas atividades e ainda compreender a personalidade de cada individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com