TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

4

1. Resumo

O presente trabalho abordará o tema de Qualidade de Vida no trabalho, assunto que atualmente e um objeto de estudos bastante abrangente e levado a sério por organizações que não só desejam obter melhores resultados, mas que também priorizam as melhores condições oferecidas aos seus funcionários para a realização de suas tarefas.

Ações de qualidade de vida no trabalho são levadas a sério e consideradas fator crucial para as empresas, pois interferem nas ações e comportamentos dos colaboradores de uma determinada organização. Empresas que adotam ações de qualidade de vida no trabalho são aquelas empresas que obtém os resultados que almejam nos seus planejamentos estratégicos, sem que para isso deixem seus funcionários esgotados e levados além de suas capacidades como funcionário/pessoa.

5

2. Introdução

O mundo globalizado em que encontramos atualmente vive características onde acontecimentos ocorridos em uma determinada parte do mundo não ficam isolados, e são reportados ate mesmo na hora em tempo real ao “resto “domundo. Ha tempos atrás, as pessoas buscavam nas empresas um lugar de onde podiam tirar o seu sustento e o sustento de sua família e nada mais. Fato que com passar dos anos, vem mudando. As pessoas a cada dia mais, vem buscando empresas em que mais se assemelhem a elas, ao seu jeito de levar a vida, ou as oportunidades que determina empresa oferecem: um plano de carreira definido, plano de cargos e salários formalizado, ou ate mesmo aquelas empresas que buscam a manutenção de um clima organizacional harmonioso, onde a qualidade de vida de seus funcionários e coloca como prioridade.

Analisando estas mudanças no mercado, questões relativas aos funcionários e ao grau de satisfação destes dentro das organizações vem ganhando muito espaço nos estudos relativos a gestão de pessoas. A cada dia mais, as empresas buscam formas de adequar seu espaço físico para que seus funcionários, uma vez satisfeitos, possam alcançar metas nunca antes estabelecidas. Qualidade de Vida (QVT) visando garantir maior eficácia e produtividade e, ao mesmo tempo, atendimento das necessidades básicas dos trabalhadores. Empresas que implantam ações neste sentido priorizam a qualidade do ambiente em que seus funcionários estão inseridos e seu bem estar durante a realização de suas tarefas.

A tecnologia QVT (Qualidade de vida no trabalho) pode ser utilizada para que as organizações renovem suas formas no trabalho, de modo que ao mesmo tempo em que se eleve o nível de satisfação do pessoal, se eleve também a produtividade da empresa, como resultado de maior participação dos empregados nos processos relacionados ao trabalho. Dessa forma, QVT não e vista como desperdício de dinheiro e passa ser vista como investimento, ao se analisar o retorno que dá as empresas, o que poderá servir como embasamento para que as empresas invistam em Programas de Qualidade de Vida no Trabalho.

6

3. O Surgimento da qualidade de vida no trabalho

Há muitos anos, as sociedades industriais deixaram de lado alguns valores humanos e ambientais visando apenas favorecer os avanços tecnológicos de produtividade e crescimento econômico. Isso resultou em trabalhadores estressados, desmotivados, e por muitas vezes em doenças ocasionadas pela falta da preocupação com a qualidade de vida no trabalho.

Mas foi apensa em meados dos anos 60 que o termo Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho (QVT) começou a ganhar forças, cientistas sociais, sindicalistas e empresários perceberam que a qualidade de vida influenciava, e muito na produtividade e no rendimento dos funcionários. A partir do momento que houve entendimento que um funcionário motivado e feliz produz mais e melhor, gerando resultados positivos para empresas, a preocupação com o bem-estar dos trabalhadores começou a se torna mais constante. E não demorou muito para que isso deixasse de ser um termo e ganhasse formas reais, colocando em práticas técnicas de promoção da saúde e do bem-estar ocupacional.

Por isso, podemos considerar a qualidade de vida no trabalho um conjunto de práticas adotadas como uma forma de melhoria do ambiente de trabalho, visando melhorar a produtividade por meio da satisfação dos funcionários.

7

4. Ações desenvolvidas para melhoria da QVT

A área de recursos humanos e uma das mais importantes nesse sentido. São eles os profissionais responsáveis por selecionar pessoas adequadas para cada função, acompanha a evolução eo desempenho de cada um e garantir benefícios e condições justas de trabalho junto à diretoria da empresa.

Hoje em dia e bem comum o RH das empresas disponibilizarem a seus colaboradores informações relevantes através de uma palestra de qualidade de vida onde o foco seja os funcionários a identificar os causadores de estresse e ansiedade e combatemo-los na raiz para evitar problemas futuros.

Outras atividades como ginastica laboral e Quick massge se tornaram bem comuns nas empresas onde a saúde e a segurança do funcionário e res peitada.

O RH também e responsável por colocar em pratica as ações que visam a melhoria na qualidade de vida no trabalho. Algumas delas são. Uso e desenvolvimento de capacidades: Visa melhorar o aproveitamento das habilidades a autonomia na atividade desenvolvida e a percepção do significado trabalho. Integração social e interna: Tem como objetivo promover o senso comunitário e diminuir as chances de preconceitos, através, da criação de áreas em comuns para integração dos servidores e da promoção de relacionamentos interpessoais. Respeito à legislação: Garante ao funcionário o direito à liberdade de expressão, privacidade pessoal e tratamento imparcial. Condições de saúde no trabalho: Essa e uma das ações mais importantes, que garante a existência da comunicação interna de prevenção de acidentes (CIPA), a promoção da saúde ocupacional, o controle da jornada de trabalho, a salubridade dos ambientes, o acesso para portadores de deficiência física, a ergonomia de equipamentos e mobiliário, além da promoção de grupos de apoio antitabagismo, alcoolismo, drogas e neuroses diversas, orientação nutricional, ginastica laboral e outras atividades.

8

5. O que o funcionário pode fazer para garantir a qualidade de vida no ambiente de trabalho?

As empresas são grandes responsáveis por garantir a qualidade de vida no trabalho promovendo algumas das ações que citamos na página anterior. Apesar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com