TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTAO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL

Ensaios: A QUESTAO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  1.322 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Lutar contra o preconceito é muitas vezes uma missão nada possível; principalmente quando se trata de um dos temas mais abordados no mundo de hoje: a homofobia e a diversidade sexual.

Tal tema é frequentemente visto em jornais, capas de revistas, internet e diversos meios de comunicação. Quando falamos nesse assunto se gera discriminação, exclusão social e muitas vezes violência.

Abordei esse tema para analisar as causas que geram tantos preconceitos e tentar mostrar soluções para esse problema que vem crescendo conforme o passar dos tempos em nossa sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

Refletir sobre a questão da homofobia e diversidade sexual requer uma certa contextualização cultural. O comportamento surge como manifestação individual, mas tem seus instituintes fortemente assentados na cultura onde se inscreve, assim como a manifestação de outros comportamentos, também regulados por um intricado sistema de normas sociais.

2.1 ENTENDENDO O QUE É HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL

Homofobia significa aversão irreprimível, repugnância, ódio, preconceito que algumas pessoas nutrem contra homossexuais. A homofobia é típica de pessoas que, ainda tem muitas dúvidas e angústias sobre a sua sexualidade.

Diversidade sexual é o termo usado para designar as varias formas de expressão da sexualidade humana. Infelizmente ainda existe muita resistência ao tema, assim como diversas distorções entre orientação, opção e desejo.

Devemos lembrar que vivemos em uma sociedade em que todas as regras e normas são direcionadas a pessoas heterossexuais, desconsiderando que existem varias orientações e desejos sexuais.

2.2 A HOMOFOBIA NO BRASIL

Está mais do que comprovado que a homofobia ainda é um problema presente no Brasil, pesquisas apontam que o maior índice de crimes homofóbicos são praticados no Brasil, seguido pelo México e Estados Unidos.

A cada 28 horas um homossexual é assassinado no país, fato lamentável e triste. Mas porque esses crimes são tão persistentes?

Na maioria dos casos, os homossexuais são vistos pela sociedade como “inferiores”, como um mal exemplo e muitas vezes o homofóbico tem medo de se sentir atraído por alguém do mesmo sexo, se sente desprotegidos, pois por vários anos acreditou-se que a AIDS não chegaria até os heterossexuais, ou seja, o aidético era aquela pessoa que tinha relações sexuais com homossexuais.

Esses fatores explicam o crescente numero de crimes praticados contra o homossexual, o preconceito e a exclusão social.

Em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal legalizou a união estável entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. Essa decisão gerou discussões acerca dos direitos da homossexualidade e colocou a questão da homofobia em pauta.

Apesar de tudo isso, a homossexualidade ainda enfrenta preconceitos, mesmo com a legalização do “casamento gay” não foi capaz de acabar com a homofobia, nem protegeu os homossexuais contra violência, assassinatos e desigualdade praticada por seres humanos que não tem a capacidade de entender que, dependendo da opção sexual, os Direitos Humanos são válidos para todos da nossa sociedade.

2.3 VIOLÊNCIA E HOMOSSEXUALISMO

A desigualdade no acesso a direitos a violência as comunidades mais afetadas pela violência tem em comum a superposição de carências. A discussão sobre violência e sua relação com a manutenção da desigualdade teria que incorporar o papel que a falta de resposta do poder público desempenha na manutenção dos altos índices de violência. Não se trata de pensar apenas o papel dos agentes encarregados de aplicar as leis, mas de todos aqueles setores que deveriam garantir que a população tenha uma vida digna.

Trazendo para o tema escolhido, a maneira como a sociedade brasileira lida com o homossexualismo é reflexo de seus problemas mal resolvidos, pensando nesse ponto de vista se gera muita discriminação, pois de acordo com a imaginação de muitas pessoas o homossexual representa um grupo mal, inferior e são vistos como péssimo exemplo para a sociedade.

De acordo com o site http://www.uesc.br:

“A violência produzida contra o homossexual não se relaciona apenas a desigualdade, à diferença, mas ao fato de estar acompanhada de um esvaziamento de conteúdos culturais, destacando-se os éticos, no sistema de relações sociais.

...Que causas motivaram a violência praticada contra o homossexual? A Antropologia e a História vão buscar explicar a rejeição a homossexualidade resgatando expressões como: -prefiro ter um filho morto que homossexual.”

Essa citação nos ajuda a pensar que o homossexualismo transformou a sociedade, modificou a cultura e desobedeceu as normas estabelecidas, tendo em vista que o homossexualismo é uma perversão humana.

2.3.1 ATAQUES AOS HOMOSSEXUAIS NO MUNDO

São muitos os crimes praticados contra os homossexuais no mundo todo. Aqui no Brasil, o caso mais chocante aconteceu na cidade de São Paulo, no dia 14 de novembro, por volta das 6 horas da manhã, quando cinco rapazes, entre eles quatro adolescentes entre 16 e 17 anos de idade, atacaram três jovens com lâmpadas fluorescentes.

Já nos Estados Unidos, o FBI informou que 17,6% dos crimes de ódio relatados a policia em 2008, basearam-se em vista a orientação sexual. 57,5% destes ataques foram contra homens gays.

As denúncias de agressões homofóbicas estão aumentando com o decorrer dos tempos. O que leva os homofóbicos a agirem assim?

Esse tipo de pessoa não consegue aceitar o comportamento sexual do outro, acham errado e não aceitam isso. Não aceitando o pensamento diferente, gera preconceito, e consequentemente gera brigas e assassinatos.

2.3.2 LUTANDO CONTRA AS PRÁTICAS HOMOFÓBICAS

Infelizmente ainda existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com