TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Vida no Trabalho

Por:   •  23/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Ergonomia

Identificação da tarefa: Tarefa 4. Envio de arquivo

Pontuação: 10 pontos

Tarefa 4

A inter-relação dos campos de saberes da ergonomia e outras áreas da higiene e segurança do trabalho vem no intuito de superar a prevenção de doenças ocupacionais para efetivamente promover espaços de trabalho e trabalhadores saudáveis. Assim, para além das disciplinas supracitadas, houve no século passado a evidência de um campo amplo e diversificado para a saúde do trabalhador: a qualidade de vida no trabalho ou apenas QVT.

Em suma, sintetize em um texto dissertativo com no mínimo 2 (duas) laudas contendo:

  1. A definição e descrição da QVT.
  2. A relação entre ergonomia x QVT.
  3. Práticas reais da implantação de um programa de QVT na sua empresa ou um case de sucesso de qualquer empresa do mercado.

É necessária a inclusão das referências bibliográficas utilizadas e não serão aceitas cópias integrais de texto da internet.

Bom trabalho!

A qualidade de vida no trabalho tem objetivo de diminuir o grau de insatisfação dentro dos ambientes de trabalho, geralmente sendo gerada pelas jornadas excessivas, pressão por entrega de resultados, ambientes insalubres ou precários, assim como a falta de equipamentos apropriados para execução de suas tarefas, as organizações preocupas com o bem estar e melhoria do índice de satisfação de seus trabalhadores estão investidos na melhoria de seus processos, no ambiente de trabalho para harmonizar com as atividades exercidas, com foco de estimular o crescimento e desenvolvimento de seus funcionários.

Nas organizações o envolvimento do setor de Recursos Humanos é fundamental para elaboração de ações que gerem ações de melhorias continua, assim como os gestores e os engajamentos dos trabalhadores para ter êxito na implantação do programa de qualidade de vida do trabalho. Para isso será necessário criar ações de reconhecimento, oportunidades de crescimento, realizar feedbacks, proporcionar ambiente de trabalho seguro e saudável.

A implantação das ferramentas de ergonomia que tem a relação de estudar a relação do homem com seu ambiente de trabalho com especialistas nas avaliações dos riscos proporcionais as suas atividades e propor adequações que tem relação direta com a qualidade de vida no trabalho, ambas tem o mesmo objetivo que é proporcionar um ambiente mais seguro e saudável aos seus trabalhadores.

Em ambientes que não tem mínimo de cuidado com a qualidade de vida no trabalho os trabalhadores expostos por um longo período a situações precárias ou emocionalmente não saudáveis como desenvolver doenças como depressão, estresse e hipertensão.

A ergonomia proporciona benefícios na redução de afastamentos e desperdícios das matérias primas, mais qualidade de vida promovendo e maior produtividade, através de pequenos ajustes como mobiliários e equipamentos ergonômicos, carga horária adaptada para cada atividade, programas de ginástica laboral, adaptar pausas durante a rotina de trabalho, trocas de posições para acomodar-se de maneira confortável e relaxada, a iluminação deve ser adequada para cada função (não pode ser mais e nem menos) do que exigido na ABNT/NBR5413.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com