TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de vida no trabalho

Por:   •  27/11/2017  •  Artigo  •  8.343 Palavras (34 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 34

Projeto Integrado IV

Curso

CST Logística/Marketing/Gestão de Pessoas

RESUMO

O ambiente corporativo tem passado por grandes e aceleradas mudanças desde a inserção das novas tecnologias, que contribuíram significativamente para a globalização e um mercado altamente competitivo em qualquer segmento que se possa pensar. Todavia, outros aspectos também foram fortemente impactados, como o senso crítico de clientes e colaboradores. Os colaboradores das empresas passaram a ter uma maior consciência de seus direitos, sobre bem-estar, hábitos saudáveis e desta forma buscam maior qualidade de vida no trabalho. Neste contexto as organizações passaram a desenvolver um olhar especial para questões relacionadas a Qualidade de Vida no Trabalho, no entanto os elementos que envolvem o conceito de QVT são complexos, haja visto que envolve percepções bastante particulares e ao mesmo tempo deve considerar o ambiente de trabalho, clima organizacional, liderança, entre outros elementos que são coletivos. Neste sentido o presente artigo busca como objetivo principal compreender a importância de ações com vistas a promoção da qualidade de vida no trabalho no desempenho das organizações. E como objetivos especificos procura analisar os aspectos conceituais e históricos da qualidade de vida no trabalho; compreender a visão das organizações a este respeito; evidenciar os resultados positivos das ações que visam a qualidade de vida no trabalho. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada investigação de natureza qualitativa de caráter descrito, baseada no método de pesquisa bibliográfico. Tais pesquisas tiveram como base o acervo concreto da Faculdade Anhanguera. A QVT é um tema muito importante e deve receber atenção especial das empresas, uma vez que o bem-estar do colaborador impacta em sua satisfação, saúde, produtividade, entre outros aspectos que contribuem para o sucesso pessoal, profissional, bem como o desenvolvimento e crescimento das organizações.

Palavras-Chave: Qualidade de Vida no Trabalho. QVT. Clima Organizacional. Relações no Ambiente de Trabalho.

ÍNDICE DE TABELAS

Tabela 1 Quadro Evolutivo da Qualidade de Vida no Trabalho        11

Tabela 2 Critérios e Indicadores de QVT        20

Tabela 3 Modelos de QVT e seus indicadores determinantes.        21

  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO        7

3        EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO        10

4        O ENVOLVIMENTO E A IMPORTÂNCIA DA QVT NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS        13

5        VANTAGENS E DESVANTAGENS DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO        .............................................................................................................................16

6        INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO        19

7        A IMPORTÂNCIA E OS IMPACTOS DA QVT NOS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS        25

CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

REFERÊNCIAS        29


  1. INTRODUÇÃO

A inserção das novas tecnologias foram grandes influenciadoras das modificações no âmbito organizacional, haja visto que, a partir destas o mundo dos negócios tornou- se globalizado e altamente competitivo.

Se anteriormente as empresas que ditavam as regras, hoje este papel é tanto do cliente como externo, que por sua vez tornou- se mais crítico e vem desenvolvendo um pensamento sustentável e voltado as práticas éticas, além de possuir mais acesso as informações o que facilita o comparativo entre produtos, serviços e marcas.

Outro fator importante está na mudança de conceitos do colaborador no que se refere a empresa. Uma vez que as pessoas passaram a ter maior acesso a informação e que seus direitos passaram a ser mais discutidos pelas mídias de massa, desenvolveu- se uma consciência sobre qualidade de vida, ambiente organizacional saudável, entre outros assuntos.

Tal situação representa uma maior exigência nos padrões de qualidade das organizações em qualquer segmento de atuação, não somente no que tange o olhar dos clientes externos, como também dos internos.

Neste sentido, as empresas passaram a desenvolver um olhar especial e mais cauteloso no que se refere ao desenvolvimento de ações que visem a maior qualidade de vida no trabalho.

Colaboradores satisfeitos e saudáveis refletem satisfação dos clientes, maior produtividade, lucratividade, credibilidade, entre outros aspectos fundamentais a vitalidade de um negócio.

Neste contexto, o presente estudo pretende responder a seguinte problematização: “ Qual a importância de ações relacionadas a promoção da Qualidade de Vida no Trabalho no desempenho das organizações? ” Para responder a esta problematização este estudo divide seus objetivos em principal e específicos. Como objetivo principal busca compreender a importância de ações com vistas a promoção da qualidade de vida no trabalho no desempenho das organizações. E como objetivos especificos procura analisar os aspectos conceituais e históricos da qualidade de vida no trabalho; compreender a visão das organizações a este respeito; evidenciar os resultados positivos das ações que visam a qualidade de vida no trabalho.

Sendo a qualidade de vida no trabalho um tema cada vez mais difundido no âmbito organizacional, justamente pelas exigências advindas das transformações mercadológicas a escolha pela abordagem deste tema justifica- se na intenção de contribuir com o campo acadêmico através de uma análise e revisão da literatura.

A presente investigação é de natureza qualitativa de caráter descrito, baseada no método de pesquisa bibliográfico e dá-se devido a rica fonte de informações que se adquire através de sua utilização.

Tais pesquisas tiveram como base o acervo concreto da Faculdade Anhanguera e também foram realizadas pesquisas de artigos nas bases de dados do Google Acadêmico usando as seguintes palavras chave: Qualidade de vida no trabalho; clima organizacional; trabalho e práticas saudáveis.

  1. CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho- QVT é bastante abrangente, firma que o seu conceito engloba “desde cuidados médicos determinados pelas legislações de saúde e segurança, até as atividades voluntárias dos colaboradores e empregadores nos âmbitos de lazer, motivação, entre outros. ” (LIMONGI- FRANÇA, 2012, p. 06)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.5 Kb)   pdf (346.5 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com