TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de vida no trabalho

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Qualidade de vida no trabalho.

A qualidade de vida no trabalho normalmente tem sido buscada como uma forma de motivar e satisfazer as necessidades físicas, sociais e, até mesmo, espirituais das pessoas no trabalho e fora dele.  O trabalho afeta todas as dimensões na vida humana: física, afetiva, intelectual e espiritual. A qualidade de vida no trabalho desenvolve a implementação de ações relacionadas à satisfação e motivação do colaborado e, na parte física, através de ações relacionadas às condições do ambiente de trabalho e promoção da saúde. A fim de desenvolver e atender as essas demandas de qualidade de vida, vários campos da ciência tem feito contribuições importantes. São eles: saúde, ecologia, ergonomia, psicologia, sociologia, economia, administração e engenharia.

Um bom lugar para se trabalhar possibilita, entre outras coisas, que as pessoas tenham, além do trabalho, outros compromissos em suas vidas, como a família, os amigos e os hobbies pessoais. A motivação do empregado pode ser alcançada através da criação de um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem com a gerência, com elas mesmas e entre seus colegas de trabalho, e estar confiantes na satisfação das próprias necessidades, ao mesmo tempo em que cooperam com o grupo.

Desta forma, o administrador deve ter capacidade de liderança, no sentido de motivar, dirigir, influenciar e comunicar-se com seus subordinados. Em torno dessa realidade torna-se relevante investir na qualidade dos serviços prestados, visando ao alcance de posições competitivas, por meio do foco na qualificação e na valorização das pessoas que atuam no setor de turismo, uma vez que este desponta como um dos principais empregadores, oferecendo trabalhos registrados a muitas pessoas.

Portanto não é justo que um local de trabalho seja a única coisa nas vidas das pessoas aliás, como temos visto atualmente na esmagadora maioria dos casos. Um contexto com essa característica, segundo ele, não permite que as pessoas se desenvolvam ou se tornem mais completamente humanas. Nunca se falou tanto de Qualidade de Vida no Trabalho, Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social, porém os índices de adoecimento e insatisfação nos ambientes de trabalho continuam à nível global em ascensão. As problemáticas a serem enfrentadas à níveis local e global são muito bem conhecidas, recursos humanos para parcerias de pesquisa podem ser requisitadas com certa facilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com