TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ENTRE SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

A RELAÇÃO ENTRE SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ENGEHARIA DE PRODUÇÃO  

A Engenharia de Produção é considerada ampla e de conhecimento mais eclético de diversas áreas. O Sistema de Informação são diversos e servem a uma variedade de função, ajudam as organizações a alcançar grandes eficiências pela automatização de partes dos processos.

O Engenheiro de Produção é um profissional que possui conhecimentos gerais para interagir bem com outros profissionais especializados, concentrando-se na gestão dos processos produtivos, ou seja, no desenvolvimento de métodos e técnicas que permitam otimizar a utilização de todos os recursos produtivos, capaz de gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas identificando e resolvendo problemas, já o profissional de sistemas está focado nas soluções de softwares que vão gerenciar e dar vantagem competitiva as organizações.

O Engenheiro de Produção pode atuar em projetos de Sistema de Produção coletando e processando dados, afim de que todas as pessoas que trabalham na empresa disponham das informações necessárias para bem desenvolver suas tarefas. Esses sistemas de informação devem ser projetados de forma lógica e racional, fazendo com que as informações sejam corretas e cheguem na pessoa certa, no momento certo e na forma adequada de apresentação. O projeto de sistemas de informação é tarefa fundamental da atividade do engenheiro de produção e necessária a qualquer tipo de organização, donde decorre a possibilidade deste profissional atuar em quase todos os ramos de atividades.

Ao longo dos anos, o Sistema de Informação vem de maneira crescente apoiando as atividades mais diretamente ligadas à produção. Sendo inicialmente suporte de tarefas mais simples, o SI passa a estar presente em todas as etapas do processo produtivo, abrangendo o desenvolvimento de produtos e processos.

Ballou (2010a) define os sistemas de informação como uma integração entre homem/máquina, provendo informações para apoio das funções de operação, gerenciamento e tomada de decisão numa organização por meio da utilização de hardware e software de computadores. Entretanto, Turban (2003) define que um sistema de informação coleta, processa, armazena, analisa e dissemina informações com propósito específico. Inclui entradas de dados e saídas de relatórios e cálculos, sendo possível incluir feedback para controle da operação dentro de um ambiente.

Portanto, considera-se que o Sistema de Informação é uma conexão entre diversas áreas da Engenharia de Produção, para cada operação é importante um sistema de programação de produção que utilize informação sobre demanda e crie uma programação permitindo à fábrica produzir itens eficazmente por meio de um sistema que visualize estoques em determinado depósito, identificando se os novos pedidos podem ser atendidos.

http://www.cesuc.br/Engenharia-de-Producao,INF,TVRndw,TVRBPQ.rb

file:///C:/Users/Andrielle/Downloads/VERSAO_COMPLETA_REVISADA.pdf

https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/cienciatecnologia/article/viewFile/954/675

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com