TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rede de Computadores

Por:   •  29/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 6

 

 

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO        

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

 REDE DE COMPUTADORES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORTFÓLIO  

 Ciclo-03

                                                                 Lisboa-PT

         2023

                                             STEPHANY FERNANDA WANDERLEY BEZERRA

     

     

     

     

     

PORTFÓLIO

Ciclo-03

 

 

 

 

 

 

Portfólio apresentado ao curso de Análises e Desenvolvimento de Sistemas, do Claretiano Centro Universitário, como requisito parcial para obtenção do grau, sendo este um trabalho acadêmico, em meu curso.

 

 

 

 

 

 

Professor / Tutor a Distância/ Professor Responsável: Luis Carlos Levada

 

 

 

Lisboa-PT

2023

 

 

SUMÁRIO

 

  1. INTODUÇÃO ………………………………………………………………….…................03 
  2. CONTEÚDO……………………………………………………………...….…...................04 

   2.1 a) Qual o tempo gasto para um sinal percorrer 100 metros neste cabo?....................04

    2.2 b) De acordo com a ABNT NBR 14565:2007 este cabo seria certificado?.................04

      2.3  Quais as principais diferenças entre uma fibra óptica monomodo de uma fibra

     óptica multimodo..............................................................................................................04

  1. CONCLUSÃO ………………………………………………………………...….................06

 

         REFERÊNCIAS…………………………………………………………….….............….…07

 

 

 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO 

Nesta atividade, por meio da análise de um caso hipotético envolvendo um cabo cat5e, investiga-se o tempo estimado para a transmissão de sinais ao longo de uma determinada distância, bem como a conformidade desse cabo com as normas estabelecidas pela ABNT. A compreensão desses critérios de certificação é crucial para garantir o desempenho ótimo da infraestrutura de rede e, por consequência, o funcionamento eficaz dos processos de comunicação empresarial.

Além disso, a distinção entre a fibra óptica monomodo e multimodo é explorada, destacando as nuances que envolvem largura de banda, alcance de transmissão e os custos associados a cada tipo. Entender essas diferenças é fundamental para a implementação eficaz de soluções de rede adaptadas às demandas específicas de uma empresa. Diante desse contexto, a certificação adequada dos componentes e a compreensão das tecnologias de transmissão emergem como elementos centrais para impulsionar o desempenho otimizado e a confiabilidade das redes de comunicação na era digital atual.


2. CONTEÚDO 

2.1 Qual o tempo gasto para um sinal percorrer 100 metros neste cabo?

a) Uma vez que a velocidade de propagação das informações ne sse caso é de 60% da velocidade da luz e que a v elocidade da luz é de aproximadamente 300.000 m/s, a velocidade nesse cabo seria de 180.000 m/s. Como velocidade = distância/tempo  tempo = distância/velocidade  tempo = 100/180.000 = 0,00055 segundos.

2.2 De acordo com a ABNT NBR 14565:2007 este cabo seria certificado?

 b) As propriedades desse cabo estão de acordo com o padrão da Associação Bras ileira de Normas Técnicas, portanto, esse cabo seria sim certificado.

2.3 Quais as principais diferenças entre uma fibra óptica monomodo de uma fibra

     óptica multimodo:

Diferenças entre mono modo e multimodo Esses dois tipos de cabos diferem-se em sua estrutura interna, na velocidade do sinal e na distância de funcionamento com qualidade. Por isso, apesar de ambos utilizarem os mesmos princípios básicos, cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens.

 Fibra Monomodo, os cabos ópticos monomodo possuem um diâmetro muito menor no núcleo (de apenas 10μm ) e uma casca mais grossa em comparação ao multimodo. Com isso, o espaço de transmissão fica minúsculo, o que faz com que o feixe de luz seja refletido de forma direta, com o uma linha. Esse modelo faz com que ele tenha uma perda menor de luz, mesmo em curvas e em grandes distâncias, sendo comum ente constituído por fibras de vidro que são altam ente eficientes. Entre as vantagens da fibra monomodo estão a velocidade superior ao multimodo, maior alcance de sinal e menor taxa de perda. Eles são capazes de transmitir dados com uma velocidade de até 40 GB/ s a centenas de quilômetros com pouca perda de integridade. Par a distâncias maiores, o cabo pode levar dados a velocidades de até 10 GB/s. Em contrapartida, como desvantagens você terá maior dificuldade de alinhamento em caso de emendas e conectores, aplicações limitadas por ser menos versátil e custo alto dos equipamentos que refletem seu processo de fabricação mais caro e sua qualidade superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (557.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com