TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial até o presente dia

Tese: A Revolução Industrial até o presente dia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

Revolução Industrial até os dias atuais.

A produção anterior a 1700 foi chamada de sistema caseiro, dado que a fabricação dos produtos era realizada em casa ou em cabanas.

Em 1764 James Watt descobriu as maquinas a vapor e assim substitui em determinadas áreas a força humana, com esta descoberta os pequenos artesoes da época não conseguia competir com as grandes fábricas, fazendo com que estes migrassem para as fabricas. No auge da revolução industrial surgiu a necessidade de padronizar a fabricação dos produtos, por meio de: Processos, treinamento de mão-de-obra direta, hierarquias, planejamentos, controles financeiros, produção e técnicas de vendas.

No fim do século XIX Frederick W. Taylor trouxe melhores métodos no processo de produção, ou seja, produzindo maior quantidade com o menor custo, ficou conhecido como output e input.

Henry Ford por volta de 1910 cria a montagem seriada, também conhecida como produção em massa, que é utilizada até hoje.

Década de 1960 surgiram novos conceitos, intitulado como produção enxuta.

Ex; Just-in-time (JIT): Desenvolvido na Toyota motor company, no Japão, por Taiichi ono. O principal objetivo: acabar com o desperdício, controlar o estoque, recursos humanos e preencher no exato momento a linha de produção do cliente, para isso o controle deve ser rígido com o abastecimento e a qualidade para que não tenha escassez nem desperdício, e assim aumentando os lucros da empresa. O sistema JIT possui elementos básicos, tais como: Programa mestre que tem um horizonte de 1 à 3 meses, Kanban que é o processo que retira peças de uma estação de trabalho para a próxima estação produtiva, é conhecido como ordem de produção. Colaborados multifuncional serve para dar habilidades extras ao operador da máquina através do (TPM – total productive maintenance) obtendo maior amplitude dos colaboradores. Layout é quando os estoques da fábrica são mantidos no chão entre as estações de trabalho e assim dando maior agilidade ao funcionário.

Engenharia simultânea: Tem como objetivo principal de reduzir prazos, custos e problemas na fabricação e comercialização dos produtos, envolvendo todas as áreas funcionais da empresa.

Tecnologia de grupo: É o método de engenharia e manufatura que mede as similaridades físicas dos componentes, com roteiros de fabricação semelhantes, e unindo os processos produtivos comuns; facilita a definição de células de produção.

Consorcio modular: O conceito do consórcio modular foi escolhido para estruturar o processo de fabricação na recém-inaugurada fábrica de caminhões da Volkswagen em Resende. Ele reúne numa mesma fábrica sete grandes empresas de autopeças, especialistas em cada etapa do processo produtivo. Operando sob o mesmo teto, com políticas integradas e decisões por consenso, se objetiva alcançar maior valor agregado ao produto fornecido, sendo a Volkswagen a aglutinadora e líder do consórcio. Neste conceito inovador a posição de fornecedor é substituída pela do parceiro, e o faturamento imediato substituído pelo lucro pós venda. O consórcio objetiva formar equipes flexíveis, otimizando os recursos disponíveis, para maximizar resultados, num modelo de alta competitividade.

Células de produção:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com