TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução behaviorista aglutinava forças nos Estados Unidos

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Mais ou menos na mesma época em que a revolução behaviorista aglutinava forças nos Estados Unidos, a revolução da Gestalt tomava conta da psicologia na Alemanha. Essa revolução consistia em mais um protesto contra a psicologia wundtiana, e viria mais tarde a se tornar um testemunho das ideias de Wundt, como fonte de inspiração para o surgimento de novas visões, e como base para o lançamento de novos sistemas de psicologia.

Nesse ataque contra a psicologia dominante, a psicologia de Gestalt concentrava-se principalmente na natureza elementar do trabalho de Wundt. Apenas pra relembrar, os elemtentos sensoriais formavam a base da psicologia wundtiana; e os psicologos da Gestaçt fizeram desse enfoque o alvo do seu ataque. Wolfgang Kohler, fundador da psicologia da Gestalt, afirmou: "ficamos chocados com a tese de que todo fato psicológico consistiu-se de átomos inertes não-relacionados e que as associações consistem praticamente nos únicos fatores que combinam esses átomos, introduzindo, assim, a ação. (Kohler).

Para compreender o protesto da Gestalt, retornemos ao ano de 1912. O behaviorismo de Hatson começava a atacar Wundt e Tichener e também o funcionalismo. A pesquisa sobre aniamis realizada nos laboratórios de Thrndike e de PAvlov exercia grande impacto. A psicanálise de Freud ja completava uma década. Embora o moviemtno dos psicólogos da Gestalt contra a posição de Wundt ocorresse concomitantemente ao surgimento do behaviorismo nos Estados Unidos, os dois movimentos foram totalmente independentes. E ainda que ambas as escolas de pensamento tenham iniciado como uma oposição ás mesmas ideias, ou seja, contra o enfoque de Wundt nos elementos sensoriais, as duas acabaram opondo-se entre si.

As diferenças entre a psicologia da Gestalt e o behaviorismo logo ficaram evidentes. Os psicologos da Gestalt admitiam o valor da consciencia embora criticassem a tentativa de reduzi-la a elementos ou átomos. Os psicólogos behavioristas recusavam-se a reconhhecer o valor do conceito de consciência na psicologia cientifica.

Os psicólogos da gestalt comparavam a abordagem da psicologia de Wundt (do modo como a interpretavam) com a construção de uma casa, em que os elementos (os tijolos) seriam unidos pela argamassa mediante o processo de associação . Afirmavam que, ao olharmos pela janela, enxergamos efetivamente as árvores e o céu, e não os denominados elementos sensoriais, como o brilho e as tonalidades, os quais, de alguma forma, se conectariam para formar a nossa perceção de árvore e céu.

A natureza da revolta

As ideias dos psicologos da Gestalt contradiziam grande parte da tradição academica da psicologia alemã. Nos  EUA, o Behaviorismo nao se constituiu em uma revolta tão imediata contra a psicologai Wundtiana e contra o esstruturalismo de Titchener, porque o funcionalismo ja tinha provocado mudanças basicas na psicologia americana. O caminho para a revolução da Gestalt, na Alemanha, não contou com efeitos assim moderados. As declarações dos psicólogos da Gestalt eram consideradas total heresia.

A própria palavra Gestalt criou dificuldades segundo a Shultz. diferente do funcionalismo e do behaviorismo, ela não expressa a ideia principal do movimento. Alem disso, não existe equivalente exaato na lingua inglesa, embora hoje o termo ja faça parte da linguagem cotidiana da psicologia. Os termos equivalentes mais comuns seriam "forma", "formato" e "configuração".

Assim, gestalt pode ser usada para se referir a objetos ou as suas caracteristicas de forma. Alem disso, o termo nao se restringe ao campo visual nem mesmo a todo o campo sensorial. Ele pode abranger a aprendizagem, o pensamento, as emoções e o comportamento. É nesse sentido funcional e geral da palavra que os psicólogos da gestalt tentaram lidar com toda a area de atuação da psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com