TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.396 Palavras (14 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 14

    UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

TAILLA THALÍA DOS SANTOS DA LUZ – RA 1880441

[pic 2]

SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV

QUARAÍ - RS

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 3]

TAILLA THALÍA DOS SANTOS DA LUZ – RA 1880441

SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV, indicado como um dos pré-requisitos para avaliação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

ORIENTADOR (a): Prof. Claudio Ditticio

QUARAÍ - RS

2019

RESUMO

O presente projeto tem como objetivo fazer uma pesquisa e estudo na Secretaria da Assistência Social e Habitação da cidade de Quaraí – Rio Grande de Sul, localizada na Rua Duque de Caxias, n° 1080, centro. A secretaria trabalha diretamente com as questões de assistência social, atendimento jurídico, PROCON, cadastramento único, programa habitacional e alimentação municipal, além de oficinas de trabalhos manuais. Esta é responsável pela gestão e garantia dos direitos dos cidadãos por meio das políticas sociais, ou seja, proteção social básica.  O trabalho será embasado nas disciplinas de Gestão Pública e Políticas Públicas no Brasil; Introdução à Teoria do Estado; Dinâmica das Relações Interpessoais. Na primeira disciplina os assuntos tratados estão relacionados à forma de gestão, sendo está uma forma de gestão pública, bem como suas características. Na disciplina Introdução à Teoria do Estado os temas são referentes à relação entre sociedade e governo, e na disciplina Dinâmica das Relações Interpessoais os assuntos estão ligados entre relacionamento e interação entre as pessoas e os órgãos públicos.  

Palavras chave: Gestão e Políticas Públicas. Estado. Relações Interpessoais

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        GESTÃO PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL        5

3.        INTRODUÇÃO À TEORIA DO ESTADO        8

3.1 Estado        9

3.2 Sociedade        10

4.        DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS        11

4.1 O Homem e suas Interações com Os Grupos Sociais        13

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

6 REFERÊNCIAS        16

  1. INTRODUÇÃO

         No presente projeto multidisciplinar do Curso Superior em Gestão Pública, traz como instituição analisada, a Secretaria da Assistência Social e Habitação da cidade de Quaraí.

A pesquisa foi direcionada em questões a fim de analisar esta instituição enquanto forma de gestão que precisa gerir desde os bens materiais e financeiros até a interação entre os profissionais que compõem essa secretaria.  Todo seu funcionamento, verbas públicas (municipais, estaduais e federais), em que são destinadas e os órgãos de fiscalização. Viabilizando as melhores formas de atendimentos aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (S UA S).  

          Este projeto tem como objetivo conhecer a forma de gestão; a relação entre sociedade e governo; o relacionamento, interação entre as pessoas e os órgãos públicos.  

Toda a comunidade busca o pleno atendimento aos seus usuários, almejando a afetividade entre os usuários e os colaboradores, para que possa proporcionar o bem-estar a todos que dela vir a precisar.  

          A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, através de questionamentos, observação e diálogo, bibliográfica em livros e internet.

  1. GESTÃO PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL  

 

A gestão pública é uma forma de gerir o modo a atender a população, sendo que as políticas públicas no Brasil nos remetem a ideia de ações iniciadas pelo gestor Federal, passada para o poder estadual e consequentemente ao gestor municipal.  As políticas públicas visam benfeitorias para dar qualidade de vida às pessoas.

O estado propõe as ações e o município as realiza, lembrando que o estado prioriza ações voltadas para a camada da população mais carente, ou seja, aquelas que estão em situação de vulnerabilidade, seja ela qual for, pois, a assistência social tem o dever de atender a todos os que dela vir a precisar, porque necessita de amparo. Compete a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação formular, implantar, programar e avaliar a política de assistência social atentando para a segurança social das pessoas, das famílias e da sociedade, inserindo-os nos serviços e programas implantados pelo governo e oferta dos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Paludo faz uma definição clara sobre o que é administração pública, lembrando que essa forma de administração que deve garantir o interesse dos cidadãos, a fim de diminuir a burocracia.  

 

A administração pública em sentido amplo compreende o governo (que  

 toma as decisões políticas), a estrutura administrativa, e a administração  

(que executa essas decisões).  Em sentido estrito, compreende apenas as  

funções administrativas de execução dos programas de governo e demais  

atividades. (PALUD O, 201 2, p. 20)  

 

Meirelles (apud PALUDO, 2012, p. 21) classifica as unidades públicas organizadas segundo o regime federativo, conforme ocorre no Brasil, como:

 • Independentes: são estabelecidas pela CF/1988 e não estão sujeitas às hierarquias superiores, como são os casos da Presidência da República, do Congresso Nacional, do Senado, da Câmara dos Deputados (ou de Vereadores, em se tratando de municípios) e dos tribunais ligados ao Poder Judiciário.

• Autônomas: estão situadas no topo da estrutura administrativa, imediatamente subordinadas às independentes, podendo, nessa classificação, ser mencionados os Ministérios do Governo Central, a Controladoria Geral e a Advocacia Geral da União.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com