TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA NO TRABALHO POLICIAL

Por:   •  11/3/2019  •  Artigo  •  3.684 Palavras (15 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 15

UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

JOÃO VICENTE PEREIRA JUNIOR

SEGURANÇA NO TRABALHO POLICIAL

CAMPO GRANDE - MS

2017

UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

JOÃO VICENTE PEREIRA JUNIOR

SEGURANÇA NO TRABALHO POLICIAL

Artigo Científico apresentado à Universidade Cândido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Segurança do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos.

CAMPO GRANDE - MS

2017

SEGURANÇA NO TRABALHO POLICIAL

JOÃO VICENTE PEREIRA JUNIOR¹

Resumo        

Neste trabalho de Conclusão de Curso – TCC, Artigo Científico intitulado “Segurança no Trabalho Policial” será explanado a respeito da segurança do trabalho em que o policial militar exerce, com ênfase na complexidade da profissão onde a todo o momento estão expostos às diversidades, tais como, condições inseguras, atos inseguros, ou seja, más condutas de atuação em ocorrências e doenças relacionadas ao trabalho, como o stress. Bem como, as ações preventivas ou de segurança que devem ser adotadas por todos os integrantes desta Instituição.

 

Palavra-Chave: Segurança - Saúde - Polícia Militar.

Abstract

In this dissertation entitled "Safety in Police Work", this paper will be explained about the safety of the work in which the military police officer exercises, with emphasis on the complexity of the profession where at all times they are exposed to the diversities, such as, unsafe conditions, unsafe acts, that is, bad behaviors in occurrences and diseases related to work, such as stress. As well as, the preventive or security actions that must be adopted by all the members of this Institution.

 

Keyword: Security - Health - Military Police.

¹ O aluno é graduado em Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho pela Universidade de Santo Amaro – UNISA (2012) e é Pós-graduando intitulado de Segurança, Prevenção e Controle de Riscos (EAD). Universidade Cândido Mendes, 2016, e-mail joaovpj@gmail.com


1. Introdução

Quando falamos em segurança e saúde do policial militar, consideramos o padrão de conduta em ocorrências policiais e as condições de trabalho, com as quais convivem os profissionais da segurança pública. As más condutas e condições de trabalho além de causar graves danos ao indivíduo, implica também prejuízo ao Estado e à sociedade, em face da perda da qualidade dos serviços prestados e dos custos decorrentes de afastamentos temporários ou permanentes por motivo de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Lesões incapacitantes, níveis elevados de estresse os quais levam o policial a praticar atos censuráveis, reflexo do descontrole emocional, no mais das vezes incompreendidos pela opinião pública.

É exigido dos policiais um nível elevado de autocontrole, as instituições às quais eles se encontram vinculados não lhes dão equipamentos laborais adequados, tampouco lhes oferecem um serviço de assistência psicossocial condizente com as exigências da profissão.

É de alta relevância também a baixa remuneração percebida pela grande maioria dos policiais que incentive a autoestima e a valorização dos mesmos. Tudo isso faz com que essa categoria de trabalhadores esteja submetida a sérios riscos ocupacionais e se mantenha sob tensão.

Partindo destes referenciais, pretende-se neste trabalho, mostrar as condições de trabalho e deficiências nas condutas em operações policiais, sugerindo ações corretivas para bom desempenho da atividade policial.

2. Os problemas de saúde e segurança do trabalho enfrentados pelos policiais

O trabalho do policial militar tem suas peculiaridades onde é caracterizado pelo seu cotidiano onde permeia paradoxalmente por uma mescla de rotina e incerteza. Além dos aspectos críticos, apontados em relação à rotina e à incerteza, acresce-se o compromisso de dedicação exclusiva às atividades castrenses, conforme consta no Estatuto dos Militares de Mato Grosso do Sul, os deveres policiais-militares emanam de vínculos racionais e morais que ligam o policial militar à comunidade e a segurança e compreendem essencialmente a dedicação ao serviço policial-militar e a fidelidade à instituição a que pertencem, mesmo com o sacrifício da própria vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (455.5 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com