TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BITTNER, Egon. Florence Nightingale Procurando Willie Sutton: uma teoria da polícia. BITTNER, Egon. Aspectos do trabalho policial.

Por:   •  15/10/2019  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

BITTNER, Egon. Florence Nightingale procurando Willie Sutton: uma teoria da polícia. BITTNER, Egon. Aspectos do trabalho policial.

Resumo (2500 caracteres/400 palavras/34 linhas, espaço 1,5, letra tamanho 12).

Bittner inicia seu texto esclarecendo que mesmo a polícia sendo um instituição de extrema importância para a sociedade, boa parte dessa desconhece sua realidade. O que acaba não sendo por falta de interesse, mas sim de informação, já que a maioria dos policiais também não sabe como se colocar quando questionados sobre suas atividades. Mesmo sendo uma das instituições mais conhecidas, também é pouco compreendida.

O autor fala que a policia tem a capacidade/poder de utilizar medidas coercitivas para resolver diversas questões em que são solicitados e que por exercerem essa função não são submetidos a nenhum tipo de pratica semelhante. Durante o texto, o autor analisa algumas ideias a cerca a policia e mostra que os policiais precisam seguir protocolos para resolver questões corriqueiras, caracterizando possíveis problemas e mostrando como os policiais devem se portar.

Bittner, além de comentar sobre o conceito/ideia de policia, também aborda aspectos da mesma, que inicialmente era um “braço” do governo, utilizado para julgar questões internacionais, mas com o passar dos anos passou a exercer a função de controle social e manutenção da ordem, não deixando de ser custodia do Estado. O autor argumenta que o trabalho da policia deriva do código penal e seus agentes podem responder por fazer de mais ou de menos durante o trabalho e que sua organização burocrática afirma que sua dedicação, quase que principalmente, à rotina criminal.

Em uma parte importante do texto, o autor fala que o policial pode escolher como agir em determinada situação, mas deve levar em consideração tudo que acontece a sua volta.

Voltando a falar da questão da popularidade policial, suas atribuições vão de encontro quando uma policia que controla a sociedade é a mesma que está pronta para ajudá-la a qualquer momento do dia. A ideia de controle social comentado por Bittner mostra que é usado para vigiar a liberdade da população, ainda sendo necessária uma autorização para ser exercida, fundamentado em regras específicas definidas anteriormente.

Mas a ideia central do texto é que o autor tenta mostrar neste texto que por mais preparada que a policia pareça, ela sempre estará meio perdida, por não saber exatamente até onde pode ir, como se fosse uma enfermeira (Florence) perseguindo um criminoso (Willie).

Palavras-chave:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com