TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SITUAÇÃO DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO EM FEIRA DE SANTANA

Casos: A SITUAÇÃO DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO EM FEIRA DE SANTANA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

UNESI-FEIRA DE SANTANA, SERVIÇO SOCIAL, PESQUISA SOCIAL.

A SITUAÇÃO DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO EM FEIRA DE SANTANA

MARIA CLOTILDE PIRES BASTOS

FEIRA DE SANTANA-BA

19/09/2012

APRESENTAÇÃO:

Antonio Carlos Gil define pesquisa social como “processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social (GIL, 2011,pg26). Apresentando-se como principal objetivo a descoberta das respostas para os problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.

A pesquisa no Serviço Social também possui extrema relevância para o desenvolvimento de um profissional qualificado a atender as necessidades opostas no cotidiano. Faz necessário ressaltar que o Serviço Social é classificado como Ciências Sociais, Gil por sua vez caracteriza ciência como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível.

Catyelle Ferreira, Lucilia Rocha e Bruno Abreu em seus estudos sobre a pesquisa no serviço social afirmam que fazer pesquisa é sim, produzir conhecimento para proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população, ou seja, a pesquisa devetrazer um retorno positivo para a sociedade.

Nas pesquisas sociais o pesquisador tem a possibilidade de se apropriar de alguns métodos quantitativos, baseado em Emile Durkheim, o objeto de estudo das ciências Sociais é o fato social e para estudá-lo é necessário tratar esses fatos como coisa. Daí a dificuldade, pois fatos são produzidos por pessoas que sentem, pensam, age e reage e da mesma forma que o pesquisador é um ator que influencia e é influenciado.

Percebe que o pesquisador não consegue se posicionar em uma posição de neutralidade, ou seja, o pesquisador é mais que um observador objetivo: é um ator envolvido no fenômeno.

De acordo com Pereira a principal contribuição da pesquisa para o Serviço Social é propiciar a construção de tipologias de diagnósticos e tratamento mediante a conversão do conhecimento das Ciências Sociais para o exercício da prática profissional. Entende-se que a pesquisa social visa fornecer respostas tanto a problemas de interesse intelectual quanto de interesse prático (social). Ou seja, no desenvolvimento de uma pesquisa social o problema a ser estudado deve responder alguns questionamentos pertinentes, por exemplo, a relevância do estudo para a sociedade,as consequências sociais que proporcionará esse estudo.

Por fim percebe-se que uma pesquisa social revela seus diversos meandros a ser trabalhados em que cabe ao pesquisador se posicionar de acordo com a necessidade e aplicabilidade do seu objeto de pesquisa, se valendo dos métodos e técnicas disponíveis.

TEMA:

Mediante a realidade que o Brasil vem presenciando com a globalização que ocasiona o avanço tecnológico entre outros, a diminuição da natalidade, não se pode negar que a população brasileira esta envelhecendo. Nesse sentido propõe estudar a realidade do idoso institucionalizado, seus desafios e condições de vida.

Propõe-se analisar a condição dos idosos institucionalizados na região de Feira de Santana, especificamente o Lar do Irmão Velho: Instituto Espírita de Amparo a velhice situada na Rua São Francisco de Assis nº1255, bairro SantaMônica na cidade de Feira de Santana, Bahia.

OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICO):

O objetivo geral desse projeto é perceber a situação social que esses idosos são submetidos, a maneira como reagem longe dos familiares fazendo valer a opinião dos mais interessados (os próprios internos).

Essa proposta de forma mais específica, visa dar voz aos idosos onde muitas vezes te muitas ideias silenciadas e postos para o “escanteio” já que não tem muitas vezes não tem controle de si mesmo. A partir das entrevistas realizadas, busca fazer uma análise do ambiente que esses idosos estão inseridos, bem como sua interaçãocom a nova família.

JUSTIFICATIVA/RELEVÂNCIA:

A sociedade brasileira vem mudando de forma contínua, no início da década de 60 o surgimento da pílula anticoncepcional, a qual revolucionou a estrutura familiar, entre os diversos fatores a diminuição do número de filhos foi fator determinante na análise da sociedade brasileira hoje.

Passo a passo a sociedade está envelhecendo, estudos apontam que em 2000, 30% dos brasileiros tinha entre 0 a 14 anos e os maiores de 65 anos representavam 5% da população, entretanto estima-se que em 2050 dois grupos etários SAE igualarão cada um deles representará 18% da população brasileira.

Não chegamos a 2050mas já é grande o número de idosos na sociedade, o que remete a um problema: o lugar desses idosos na sociedade. Envelhecer é muitas vezes delicado e doloroso, pois o idoso muitas é tido como um “problema”para a família.

Deixando de lado as motivações o fato é que muitos idosos são conduzidos a abrigos favorecendo ainda mais a exclusão social. Esses idosos tornam membros de uma nova comunidade, geralmente vivenciam uma radical ruptura deseus vínculos relacionais afetivos, convivendo com outros tipos de pessoas,

Nesse sentido buscamos entender a opiniões desses idosos, qual a motivação de estarem ali, como convivem no grupo, se sentem falta da família, como encaram a distância dos familiares. Os lares normalmente apresentam uma boa estrutura física mas pretendemos ouvir os idosos sobre suas necessidades, sonhos e desejos, acreditamos que ouvi-los será de extrema relevância para compreender a situação dos idosos institucionalizados e não apenas isso, nossa pesquisa também propõe motivas esses idosos a se posicionar a fim de que eles percebam a sua situação como sujeitos ativos.

Muitas pesquisas de caráter quantitativo e qualitativo já buscaramdescrever a situação desses idosos em diversas regiões do Brasil. As pesquisas já realizadas apontam uma certa insatisfação dos idosos quando se trata da família.

De fato, a participação da família é importante no processo de envelhecimento, porém encarando a realidade, as casas de idosos são os novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com