TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades sociais como meio de socialização de idosos institucionalizados.

Por:   •  15/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO DE EXTENSÃO

IDENTIFICAÇÃO

EVENTO:

 Atividades sociais como meio de socialização de idosos institucionalizados.

CURSO:

Psicologia

COORDENADOR DO CURSO:

Prof. Me. Murilo de Assis Alfaix Melo

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Prof. Me. Murilo de Assis Alfaix Melo

DATA:

Setembro a Novembro de 2015

LOCAL:

Asilo Bom Pastor

CARGA HORÁRIA:

18 horas

PARCERIA(S):

Prefeitura Municipal, comércio local, e voluntários da comunidade.

PLANO DE AÇÃO

EVENTO: Atividades sociais como meio de socialização de idosos institucionalizados.

O QUÊ?

QUANDO?

QUEM?

COMO?

MATERIAL USADO

Atividades sociais no abrigo Bom Pastor.

Setembro, Outubro e Novembro de 2015.

Acadêmicos do curso de psicologia da Faculdade FAMA e voluntários da comunidade

Será realizado um total de seis encontros, cada encontro será um período de três horas, onde serão promovidas diversas oficinas que pode ser alternada escolhendo uma ou mais oficinas por dia.

Pandeiros

Maracas

Cartelas para jogo

Fita de Cetim

Tecidos, papel.

Momento musical e dança

Setembro

   Serão tocados ao vivo : violão, sanfona, teclado e ensinado a dança Sênior.

Tecidos para roupa e movimento da dança

Pandeiros, Maracas, Fitas.

 Oficina de artesanato e jogos

Outubro

Será pintado um quadro na madeira

Jogo de bingo 

Tinta, madeira

Oficina de causo

Novembro

Será contado causo ou história

Brindes

JUSTIFICATIVA

 O presente projeto constitui em um conjunto de atividades práticas para os idosos, residentes no asilo Bom Pastor que é uma instituição de grande importância para a sociedade Mineirense, já que é um abrigo que acolhe idosos oriundos de famílias que não possuem estrutura psicológica, física e financeira que vem ajudar a estes idosos nessa etapa de vida.

Algumas vezes a internação do idoso em uma instituição asilar pode se apresentar como a única saída para a família diante da não disponibilidade familiar.

O asilo é a modalidade mais antiga e universal de atendimento ao idoso fora do convívio familiar, essa instituição tem o compromisso de suprir as necessidades básicas dos idosos tais como: higiene, alimentação, abrigo, apoio psicológico, atividades ocupacionais, lazer; contudo, nem sempre essas instituições oferecem condições apropriadas para atender às diversas necessidades do idoso; as mesmas apresentam fatores negativos, como o isolamento e inatividade física e mental. (BAPTISTA 2006; DAVIM et al., 2004). Diante disso, os idosos ficam muito tempo ocioso, o que pode levar a problemas de melancolia, angústia e depressão, entre outras doenças. (LIMA; DE LIMA; RIBEIRO, 2010).

Diante do cenário de solidão e tristeza o jogo tem sua importância, o mesmo proporciona momentos de alegria e interação, ajudando a eliminar inibições contribuindo para exercício da memória. (BACELAR, 2002)

Assim, as atividades sociais são estratégias que além de proporcionar momentos prazerosos contribuem para retirar os idosos da ociosidade oferecendo benefícios motores, cognitivos e sociais. As atividades sociais podem ser definidas como todas as atividades que os idosos participam ativamente, tais como as físicas, lazer, religião,

serviços voluntários, sendo de fundamental importância para contribuir na melhoria do conjunto das funções dos idosos (BAPTISTA, 2006).

A dança é uma atividade física onde o idoso poder expressar os sentimentos através do corpo a mesma pode ser considerada uma estratégia eficaz dentro desse contexto, pois envolve o bem-estar físico, psicológico, emocional e social, favorecendo o processo da autoestima, é um elemento facilitador de encontros interpessoais estimulando o desenvolvimento de laços afetivos. Por ser uma atividade realizada em grupo a mesma promove à socialização propiciando à criação de vínculo e a qualidade de vida. (SILVA, 2012).

Destacamos a dança sênior (DS) trata-se de uma atividade socializante, valiosa para pessoas idosas, pois desenvolve a vida em comunhão com outros. Melhora a autoestima do idoso por se sentir ativo e participativo, ainda que apresente limitações típicas de idade avançada. A mesma envolve música e atividade física, trabalhando o corpo por meio de coreografias criadas com músicas instrumentais e movimentos ritmados. Os componentes cognitivos, tais como atenção, nível de concentração e retenção, podem ser otimizados. (CASSIANO et al., 2009)

Os idosos mais ativos apresentam um nível de contentamento maior na vida, melhoria da interação social (OMS, 2005). Existem evidências de que os idosos com vida ativa, física e intelectual ou artística, apresentam um retardo significativo em sua deterioração orgânica, o que não é sentido pelas pessoas inativas (BAPTISTA 2006).

Considerando a importância de envelhecimento ativo Nahas (2001), recomenda o envolvimento em atividades sociais agradáveis e estimulantes, representando uma espécie de antídoto que pode reduzir os efeitos do envelhecimento e manter a autonomia do idoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (237.8 Kb)   docx (481.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com