TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musicoterapia com Idosos Institucionalizados

Por:   •  14/8/2019  •  Monografia  •  10.335 Palavras (42 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 42

 CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ[pic 1]

MARCILENE APARECIDA VIRGILINO MACIEL

MUSICOTERAPIA COM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

SANTO ANDRÉ

2016


[pic 2]

 MARCILENE APARECIDA VIRGILINO MACIEL[pic 3]

[pic 4]

MUSICOTERAPIA COM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Centro Educacional Anhanguera Unia como requisito parcial para a obtenção do título de bacharela em Psicologia.

Orientador: Luciana Moutinho

SANTO ANDRE

2016

       MUSICOTERAPIA COM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Centro Educacional Unia, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharela em  Psicologia.

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

 

Orientadora: Mestre/ Luciana Moutinho.

Profª Drª Maria Luiza Rodrigues Meijome Piszezman

 

     Profº .Mestre/ Mario Valle Cruces.


                           

    Dedico esse trabalho a minha família e amigos que tanto me ajudaram.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiro a Deus por me guiar por esse caminho e me ajudar em todos os momentos, à instituição por me permitir dar mais esse passo e por ter dado estrutura e base para me fazer uma profissional bem orientada e preparada para o mercado de trabalho, o orientador por ter paciência e me ajudar sempre que precisei, a minha família que esteve ao meu lado sempre me apoiando e ajudando ao máximo para que esse sonho fosse realizado, e aos meus  colegas de classe que contribuíram para um aprendizado em conjunto onde nos faziam  mais fortes e mais sábios.

Marcilene Aparecida Virgilino Maciel 

A velhice pede desculpas

"Desculpai-me viver ainda: que os destroços, mesmo os ela maior glória, são na verdade só destroço, destroços" (Poesias completas de Cecília Meireles, p. 176)

                                                     RESUMO

O objetivo deste trabalho foi analisar se a utilização de musicoterapia no dia a dia dos idosos que estejam em instituições traz algum benefício concreto para melhoria da qualidade de vida para esses institucionalizados, e se sua aplicação é capaz de ajudar em algum tratamento medico ao idoso. Para a produção do presente trabalho, a metodologia escolhida foi a de pesquisa bibliográfica. O presente trabalho de conclusão de curso de psicologia apresenta dividido em três capítulos: No primeiro capítulo será abordado o tema evolução dos direitos das pessoas idosas. No segundo capítulos abordaremos sobre o tema e o conceito de música, Já no último capítulo será abordado o tema música inserido no conceito terapêutico. Verificou-se que a influência da musicoterapia na saúde da pessoa idosa apresenta grande fator de melhora de qualidade de vida, isto porque, o presente trabalho direcionou para entendimento majoritário de que a música é fator de desenvolvimento motor e cognitivo, mesmo para as pessoas idosas. Constatou-se que a utilização da música como forma terapêutica é capaz de ajudar a desenvolver o sistema motor e cognitivo, bem como auxiliar e estimular a memória dos idosos.

Palavras-chave: Música; idosos; terapia; qualidade de vida.

                                     

ABSTRACT

The purpose of this study is to analyze whether the use of music therapy in daily life of elderly in institutions brings some concrete benefit to improve the quality of life for those institutionalized, And if its application is able to help with some medical treatment for the elderly. For the production of the present work, the chosen methodology was the bibliographical research. The first chapter we will approach the evolution of elderly rights. In the second chapter will address the theme and music concept. In the last chapter will be approached the theme music in the therapeutic concept. It was found that the influence of music therapy on the health of the elderly person presents a great factor of improvement of the quality of life, because, the present work leads to the majority understanding that music is a factor of motor and cognitive development, even for the elderly. It was found that the use of music as a therapeutic form is capable of helping to develop the motor and cognitive system, as well as to assist and stimulate the elderly memory.

Keywords: Music, Elderly, Therapy, Life, quality


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        10

2 . A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS DOS IDOSOS        13

3. A MÚSICA        20

3.1 A Música e o Aprendizado        23

3.2 A Música no Processo do Aprendizado        26

3.3 A Música como Instrumento de Intervenção        30

4. A MÚSICA COMO TERAPIA        33

4.1 Teoria da Musicoterapia        34

4.2 A Influência da Musicoterapia no Idoso Institucionalizado        35

CONSIDERAÇÕES FINAIS        38

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        38

  1. INTRODUÇÃO

        O tema deste trabalho e Musicoterapia com Idosos Institucionalizados versa sobre o envelhecimento e a qualidade de vida sendo que com o passar dos anos o ser humano está a vivenciar melhores condições de vida, condições essas que estão sendo disponibilizadas por meio de avanços tanto na medicina como nas prestações de serviços públicos pelos países. Por isso, o homem está vivendo mais.

E por viver mais, a população mundial vem envelhecendo de forma rápida, e a cada ano o número de idosos vem aumentando rapidamente, contrapondo com as taxas de natalidades. Segundo os órgãos internacionais, o envelhecimento da população é uma das mais significantes tendências do século XXI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.1 Kb)   pdf (356.4 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com