TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS EM TERESINA

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  15.826 Palavras (64 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 64

                   SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ

CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE TERESINA - CEUT BACHARELADO EM ENFERMAGEM[pic 1][pic 2]

JULIENE SILVA DE SOUSA

SUZANA RAMOS DE CARVALHO

ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS EM TERESINA - P I.

TERESINA

2015


JULIENE S ILVA DE SOUSA[pic 3][pic 4]

SUZANA RAMOS DE CARVALHO

ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS EM TERESINA - P I.

Trabalho de conclusão de curso apresentado a Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá / Centro de Ensino Unificado de Teresina como requisito para obtenção do Grau de Bacharel em Enfermagem.

Orientador: Prof. Esp. Solange Maria de Sousa

Co- orientadora: Profª Mestre. Elizabeth S. O de H. Monteiro.

TERESINA

2015

JULIENE SILVA DE SOUSA

SUZANA RAMOS DE CARVALHO

ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS EM TERESINA - P I.

.

Relatório Final do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ensino Unificado de Teresina como Requisito de Avaliação para obtenção do grau de Bacharelado em Enfermagem.

Aprovado em:____/____/___

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________

Prof. Esp. Solange Maria de Sousa (CEUT)

(Orientadora)

_______________________________________________

Prof. Ma. Milena France Alves Cavalcante (CEUT)

(Primeiro Examinador)

_______________________________________________

Prof. Esp. Nayara Fernanda Monte (CEUT)

(Segunda Examinadora)

Aos nossos pais, por terem nos ensinado que com persistência, empenho e esforço conseguiremos sempre alcançar nossos objetivos.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, por ter me concebido a vida e sempre iluminar meus caminhos me abençoado e me dando forças para nunca desistir dos meus sonhos.

A meus pais, Juliana Silva de Sousa e Antônio Rodrigues de Sousa Neto, pelo apoio e por tudo que sempre fizeram por mim, pela simplicidade, exemplo, amizade, e carinho, que foram fundamentais na construção do meu caráter, dou graças a eles pois tenho orgulho de ser o que sou hoje. Além dos conselhos essenciais de minha mãe, que sempre me fizeram refletir e fazer o que é certo. A meus irmãos Amauri, Amailson, Luís Eduardo, especialmente a minha irmã Juleni Sousa pelo incentivo e apoio.

À Suzana Carvalho, não poderia ter escolhido parceria melhor, obrigada pela paciência, confiança, amizade e dedicação que somados aos meus nos fizeram desenvolver esse trabalho grandioso.

E não menos importante, agradecer pelas amizades construídas durante o curso que me acompanharam desde os primeiros períodos.

A minha orientadora Solange Sousa e co-orientadora Elizabeth Monteiro pelo suporte, correções e incentivos.

E a todos meus amigos que direta ou indiretamente fizeram parte da construção desse trabalho, meu muito obrigado. Este é apenas o começo. Juliene Sousa

Agradeço a Deus por ter me dado saúde e força para superar todas as dificuldades. E me manter lúcida para sempre escolher o caminho certo.

Aos meus pais, Ana sena e Raimundo Zacarias, pelo amor, incentivo e apoio incondicional, por isso agradeço todos os dias por Deus ter me presenteado com pessoas tão puras, e que eu amo tanto.

As minhas irmãs Luana e Simone, por estarem sempre ao meu lado nessa longa jornada e que além de irmãs são minhas melhores amigas.

À Juliene Sousa pela qual tenho grande admiração, e agradeço pela paciência, preocupação, por sempre me transmitir alegria e por ter me escolhido como dupla para a realização desse trabalho.

Por fim, agradecer a professora Solange Sousa e Elizabeth Monteiro, por aceitarem ser nossa orientadora, tenha minha eterna admiração e gratidão. Suzana Ramos


Acho que os sentimentos se perdem nas palavras. Todos deveriam ser transformados em ações que tragam resultados (Florence Nightingale).

SOUSA, J, S; CARVALHO, S. R. Assistência à saúde de idosos institucionalizados em Teresina - PI. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem). Centro de Ensino Unificado de Teresina – CEUT, Teresina, 2015.

RESUMO

Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do ser humano, quando ocorrem mudanças físicas, psicológicas e sociais que acometem de forma particular cada ser humano. O objetivo deste estudo é avaliar a assistência à saúde a idosos institucionalizados em um abrigo de Teresina-PI. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. A população do estudo foi os profissionais de saúde de enfermagem e cuidadores incluindo um Enfermeiro, sete auxiliares de enfermagem e dezoito cuidadores. Realizada a coleta dos dados no período de janeiro a março de 2015, com roteiro semi – estruturado. Assegurados a todos os aspectos éticos e legais envolvendo as pesquisas, garantidos pela Resolução n° 466/12, com protocolo de autorização do CEP∕CEUT nº 2067∕2015. Para apresentação dos dados utilizaram-se tabelas de frequências absolutas e percentagem em relação aos dados pessoais dos entrevistados, tanto de enfermagem, como de cuidadores e após leitura minuciosa e interpretação dos dados, emergiram três categorias analíticas que foram agrupadas por similaridades: Entendendo o cuidar em abrigos de longa permanência, Recursos humanos para o cuidar em ILPI  e Sobrecarga de trabalho e exigência física. Os resultados demonstram que os profissionais envolvidos no cuidar de idosos nesta ILPI precisam reforçar a necessidade de um cuidar integral, com Projeto Terapêutico Singular para os idosos, conjugando o idoso e a família no centro do processo de atenção e fortalecendo-os como cidadãos e para tanto necessita de redimensionamento de pessoal. A realidade estudada demonstra necessidade de mudanças na contratação de recursos humanos qualificados e investimento em educação permanente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82.9 Kb)   pdf (650 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com