TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MUSICOTERAPIA NO CUIDADO A IDOSO INSTITUCIONALIZADOS

Por:   •  9/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA

A MUSICOTERAPIA COMO RECURSO NO CUIDADO A IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

OLINDA

2017

MOISÉS VICENTE SILVA

A MUSICOTERAPIA COMO RECURSO NO CUIDADO A IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

OLINDA

2017

Moisés Vicente Silva

A MUSICOTERAPIA COMO RECURSO NO CUIDADO A IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Projeto solicitado como requisito parcial de aprovação na disciplina Metodologia Aplicada ao TCC, ministrada pela professora Zirlana Menezes no 7º período do curso de Psicologia noite.

Olinda, 2017

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO .................................................................................................... 5

2.OBJETIVOS ............................................................................................................ 8

2.1.Objetivo Gerais ..................................................................................................... 8

2.2.Objetivo Específicos .............................................................................................8

3.REFERENCIAL TEÓRICO ......................................................................................9

4.METODOLOGIA...................................................................................................... 13

4.1.Delineamento Técnico ........................................................................................13 4.Fichamento.............................................................................................................. 14

5.CRONOGRAMA ..................................................................................................... 16

6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................... 17

1. INTRODUÇÃO

O bem-estar do idoso tem sido alvo de estudo que vem despertando a dedicação de estudiosos de diversas áreas tais como: Assistência social, enfermagem, psicologia, com propósito de investigar ferramentas que possam contribuir com o bem-estar biopsicossocial do mesmo. O presente projeto trata-se de uma pesquisa bibliográfica que busca compreender os resultados da Musicoterapia para o idoso, visando um bem-estar biopsicossocial para o sujeito idoso institucionalizado.

A Organização Mundial de Saúde (2005) define idoso a partir da idade cronológica, aquela pessoa com 60 anos ou mais, assim como a política nacional do idoso, e o estatuto do idoso. O idoso, como também as pessoas de todas as idades, são indivíduos com necessidades, desejos, capacidades e experiências culturais diversas. Inúmeras pesquisas apontam o crescimento da população idosa. Podemos associar as baixas taxas de natalidade e mortalidades. Geralmente o processo de envelhecimento é visto como algo indesejável. Os idosos apresentam um estereótipo, de pessoas cansadas, com pouca coordenação motora, suscetíveis a doenças.

Conforme Papália (2006), estereótipos negativos são muito prejudiciais e que esforços para combater o preconceito de idade estão avançando, graças à visibilidade de um exercito de adultos mais velhos saudáveis e ativos. Ainda conforme o autor, embora algumas pessoas mais velhas experimentem acentuados declínios no funcionamento sensório e psicomotor, outros praticamente não sentem qualquer mudança na sua vida cotidiana, ele ainda destaca que pessoas mais velhas aprendem melhor quando os materiais e os métodos levam em conta essas mudanças fisiológicas, psicológicas e cognitivas. Portanto, entende-se que o processo de musicoterapia com idoso precisa ser lento, longo e com metodologias que estimulem a memória, autonomia, dentre outras.

Na sociedade contemporânea é uma característica da família de base capitalista convencer longevidade em seu meio, onde o idoso é visto como incapaz e improdutivo. Ele é então condicionado pela atitude prática e ideológica da sociedade em relação a si, por meio de um controle o idoso conforma-se com a imagem que a sociedade constrói para ele.

Para Souza(2003) a institucionalização passa pelo processo de desconstrução da identidade, onde o idoso precisa se adaptar a uma nova forma de viver, passando a uma condição de recluso. Fazendo com que o idoso se conforme com a perda da liberdade e com a restrição social.

O idoso institucionalizado, parte do princípio dos cuidados especializados que a família precisa ter com o mesmo, tendo esta família cada vez mais menos tempo para lidar com as necessidades desse idoso. A institucionalização, geralmente é percebida de uma forma negativa porque exige certo grau de uniformização de práticas, não é considerada a individualidade de cada pessoa, como as suas vivências e gostos, funcionando igual para todos. Temos como exemplo os horários das refeições, exceto casos prescritos pelo médico. Outra questão trazida pela institucionalização do idoso, é que, embora ele viva coletivamente é um indivíduo isolado, uma vez que, ele é retirado do seu convívio familiar e de amigos, da sua própria casa, esta situação pode desencadear um sentimento de desamparo familiar, podendo levar este idoso a desenvolver doenças psicossomáticas.

A música traz vários benefícios para o homem. Ela é arte e ciência, dos elementos que correspondem a um processo evolutivo do ser humano (BENERON, 1988). Associar à música as demais atividades cotidianas melhora o humor, aumenta a autoestima, estimula o cérebro, influenciando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com