TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço social e o idoso institucionalizado

Por:   •  25/4/2016  •  Monografia  •  17.655 Palavras (71 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 71

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


[pic 14]


AGRADECIMENTOS

        Agradeço Deus que em todos os momentos da minha vida foi o maior mestre qυе pude ter e conhecer, qυе permitiu qυе tudo isso acontecesse, ао longo de minha vida, е não somente nestes anos como universitária, que foi uma árdua caminhada, lutas e provações chegando a conquista. Também aqueles que participaram gentilmente de minha caminhada Universitária minha pesquisa de campo a troca de experiências e conhecimento possibilitando o enriquecimento do aprendizado e estagio que me permitiu, a cada dia, escrever mais uma página da minha trajetória, aos meus Irmãos, meus sobrinhos, meu filho e nora, meus netos que não deixaram que desistisse do meu sonho, especialmente ofereço essa vitória. Obrigada pelo carinho! pela confiança, pelos momentos compartilhados, e pelo aprendizado e sem dúvida pela lição de vida!

[pic 15]

Maria Conceição Telles Pereira, Abandono de Idosos Institucionalizados. 2016.  46 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Serviço Social – Unopar, Universidade Norte do Paraná.

RESUMO

Diante das dificuldades encontradas nesta fase da vida, são necessários constantes cuidados, merecida atenção aqueles que dedicaram grande parte da vida para desempenhar um grande papel na sociedade, papel este que muitas vezes deixa de ser reconhecido simplesmente pelo fato da idade, sendo assim deixados de lado até mesmo por seus familiares. Cabe ao assistente social trabalhar no sentido de fortalecimento de vínculos para melhor atender essa população que cresce a cada dia. Meu interesse por esse assunto foi uma motivação pessoal em realizar um trabalho que possibilite a compreensão e sensibilização por parte da sociedade sobre a necessidade em se investir em políticas públicas de qualidade para atender os idosos que hoje representam uma parcela significativa da população.

Palavras-chave: Abandono; Institucionalização; Idosos

Maria Conceicao Pereira Teles, Abandonment of Institutionalized Elderly. 2016. 46 pages. Work Completion Course Degree in Social Work - Unopar, North University of Paraná.

ABSTRACT

Given the difficulties encountered in this stage of life are required constant care, deserved attention those who have dedicated much of his life to play a major role in society, a role that often fails to be recognized simply because of age, so left side even by their families. It is the social worker working to strengthen ties to better serve this growing population every day. My interest in this subject was a personal motivation to do a job that allows understanding and awareness on the part of society about the need to invest in public quality policies to meet the elderly who today represent a significant portion of the population.

Keywords: Abandonment; institutionalization; elderly


SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO................................................................................................22

2- O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO IDOSA..............................................24

2.1 A origem das Instituições de Longa Permanência.................................28

3- A FAMÍLIA E O IDOSO.................................................................................30

3.1 Maus Tratos contra a pessoa Idosa.........................................................33

3.2 A violência contra o idoso: Conceitos, formas e números...................36

4- O SERVIÇO SOCIAL E O DIREITO DO IDOSO..........................................42

4.1 Políticas Públicas......................................................................................44

4.2 Política de Saúde......................................................................................45

5- IDOSO INSTITUCIONALIZADO..................................................................47

5.1 A família no Processo de Institucionalização do idoso dependente…51

6- O ABANDONO DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO..................................54

6.1 Conflitos Familiares.................................................................................56

7- O SERVIÇO SOCIAL NA ATUAÇÃO COM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

..........................................................................................................................58

8- CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................63

9-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................6

  1.  INTRODUÇÃO

               Quando falamos sobre idosos abandonados, não falamos apenas sobre aqueles que foram abandonados em asilos, mas também daqueles que são abandonados por seus familiares em suas próprias casas. Muitas pessoas acham que o idoso é como se fosse um objeto velho e descartável, esquecendo-se de tudo que eles já fizeram por nós, suas experiências e aprendizados. A própria família as vezes acha que não é necessário um cuidado maior nessa fase da vida e a correria do dia a dia tornam as pessoas cada vez mais distantes uma das outras.

               Existe hoje um grande contingente de idosos, dentre os quais alguns possuem uma boa renda, proporcionando um bom nível social a seus descendentes, fazendo com isso uma aproximação mais intensa; divergindo totalmente daqueles, estes que possuem um nível econômico mais baixo, são geralmente abandonados pela família e muitas vezes pelos próprios asilos que os discriminam e maltratam, esquecendo o dever solidário para com os mesmos.

               O idoso ao sofrer de desafeto pela família, também perde seus objetivos, envelhecendo e adoecendo mais rapidamente, pois segundo a nossa Constituição Federal em seu artigo 229 salienta que os filhos maiores tem o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade; assim como o artigo 230, também da Carta Magna, disciplina o amparo ao idoso, defendendo sua dignidade e bem estar, garantindo-lhe o direito à vida, reconhecendo ser “dever da família, da sociedade e do Estado, amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar, garantindo-lhes o direito à vida”. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (109.8 Kb)   pdf (459.9 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 70 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com