TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Idoso Institucionalizado

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Idoso Institucionalizado

Idoso Institucionalizado é aquele que se da ou adquire o caracter de instituição, que se transforma em instituição, na língua inglesa, o verbo institucionalizar significa colocar ou confiar em alguém aos cuidados de uma instituição especializada.  

Quando os idosos não possuem família ou quando a família não se interessa pelos cuidados dos mesmo, as instituições os abrigam. Essas instituições sao conhecidas como asilos ou albergues.

Por volta dos anos 70, houve um crescimento populacional de idosos no Brasil, logo aumentou a atenção desta demanda, então houve a criação de políticas publicas para a terceira idade, também constituiu o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS), o qual criou programas voltados para idosos, tendo como objetivo de promover a participação no meio social dos idosos.

Devido as palavras asilo e albergue serem conotação pejorativa lembrando de pobreza, abandono ou rejeição, elas estão sendo substituídas por “Casa dos Idosos, Lar dos idosos”, entre outros. Em virtude das perdas  que ocorrem ao longo da vida, o indivíduo tem a necessidade de se adequar e procurar as Instituições de Longa Permanecia, conhecidas com ILPs, onde será sua nova residência. E uma residência coletiva para pessoas com idade de 60 anos ou superior a essa idade, acolhendo idosos independente da situação financeira, se tem ou não família.

Segundo alguns autores, as ILPs longe do convívio familiar, traz para esses idosos o isolamento, inatividade mental e física, diminuindo assim a qualidade de vida deles.

  Violencia contra o Idoso

A violência contra o idoso podem ocorrem de varias formas seja ela, pela falta de atenção, carinho, pressão psicológica, agressão física, descaso, entre outras. O idoso se torna um alvo da violência,  onde essas agressões podem ocasionar a morte dos mesmos, somente nos últimos anos essas questões despertaram interesse dos profissionais.

De acordo com Zirmerman (2005), “em princípio os maus tratos em relação ao velho praticado pela família e pelos cuidadores são causados mais pela falta de preparo do que por má vontade. Existem casos de famílias pobres que maltratam os velhos física ou moralmente devido as condições de carência econômica. Muitos velhos demenciados, por exemplo, ficam presos em casa, por vezes amarrados, pois, os filhos e netos precisam sair para trabalhar e não podem deixa – los soltos, sozinhos. Mas, evidentemente as melhores condições financeiras não livram os velhos dos maus tratos.”

Quando as pessoas possuem a imagem de que todo idoso é um idoso doente, chato, que não possui mais capacidade de fazer nada, faz com que aumente cada vez mais as agressoes onde geram os comportamentos agressivos, vindo principalmente das pessoas mais jovens. Por este motivo é necessário que haja um envelhecimento onde toda a família participa, fazendo atividades diárias, entre outros, assim fortalecendo vinculos e fazendo com que este idoso sinta que ainda faz parte da família e que é necessário, entenda que tem uma finalidade e não apenas esta ali sem nenhuma capacidade, não sendo capaz de fazer mais nada devido a sua idade.

No guia de Atuacao Contra Maus tratos aos Idosos, discute sobre a dificuldade enfrentada, mostrando que o uso de termos como o abuso ou mau trato, no singular limitam sua abrangência nos estudos e no diagnóstico pelos profissionais de saúde. Sugerem o uso do termo maus tratos, por representar toda uma ação, com diferentes tipos e categorias, assim como na Declaração de To- ronto (OMS, 2002).

Abuso e Negligencia

Quando falamos em abuso e negligencia, temos esses termos onde segundo pesquisas sao as principais fontes de estresse nos idosos, os quais a longo prazo tem efeitos negativos sobre a saúde e o bem estar. Possuem varias formas de abuso contra idosos, sao elas : abuso emocional, financeiro, fisico, mental, sexual, na saúde e a negligencia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (299.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com