TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saída da Ford Company do Brasil

Por:   •  27/1/2022  •  Dissertação  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

A Ford Motor Company ao anunciar fechamento de suas fábricas no país, no ano de 2019 a Ford encerrou sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), e com isso em 2021 fechou mais 3 fábricas no Brasil, a Taubaté (SP); Camaçari (BA); e Horizonte (CE) deixando mercado automotivo confuso e o sindicato dos metalúrgico grandemente impactado. Com cerca de quase 25mil funcionários direitos e indiretos, os funcionários viram aquilo como o fim de suas carreiras, pois alguns já trabalhavam há quase 20 anos na fábrica. O fechamento da fábrica se deu a diversos motivos. O mercado dos automotivo estava começando a visar o futuro, na qual a Ford não se adequou ao passar dos anos, não trazendo em sua linha de montagem novos projetos que fariam o consumidor se atrair; também grande parte dela ter saído, foi sua crise de insumos, com o que acarretou em dificuldade de manter a empresa no país, com alto custo atrelado a falta de insumo; com falta de incentivo fiscal, vindo diretamente do novo governo ao que fez a Ford se sentir encurralada a tomar medidas imediatamente, onde num país que vive em caos político, poderia piorar a situação, podendo chegar a uma instabilidade econômica. A Ford logo ficou atenta que em meio a um país onde as pessoas demoram cerca de 5 anos juntando seu salário todo, para comprar um carro de 50 mil, isso se ele não gastar seu salário mínimo, ou seja impossível se ter uma prosperidade em um país, que o governo que governa única e exclusivamente para o rico. E logo de cara com o encerramento de produção no Brasil, a Ford terá um impacto financeiro de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares americanos sendo com despesas não recorrentes, e com informação cedida pela montadora, com o fechamento das três fábricas no país, trouxe impacto direto a empresa de 2,1 bilhões de dólares americanos, ao caixa do grupo Ford.

Com o chegar da tecnologia ao mercado, a marca se sentiu pressionada a colocar mais requintes em seus carros, porém notou que esses requintes estavam em falta e muito componentes do mesmo custavam alto, e para manter seu padrão de Ford, não podia ser qualquer material, e sim um material mais refinado para fazer jus a marca, que por volta dos 70, 80 e 90 tiveram seu ápice de grandiosos e bem construídos carros para época. Os carros da geração 2000 vieram com grandes tecnologias, ainda mais agora. De 2015 para cá, a Indústria automotiva está passando por grandes mudanças, sendo exigidas das empresas, carros mais seguros, menos poluentes e mais econômicos, resultado esse que os brasileiros vem perdendo diretamente e indiretamentes como empregos, valores altos de importação e maiores taxas de juros.

Na década 1970 existiu-se uma grande crise do petróleo e a crise das dívidas dos países periféricos com sistema capitalista, nos anos 80. Com isso, houvesse um período histórico que ficou marcado por uma guinada acentuada liberal na gestão econômica na maioria dos países, cujo Brasil estava envolvido, com um processo longo de privatizações e abertura da economia e ficaram conhecidos pelos ataques aos direitos sociais e trabalhista naquele período, gerando um neoliberalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com