TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Classica

Pesquisas Acadêmicas: A Sociologia Classica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

1- O pensamento positivista tem como centro a idéia de que o homem é produto do seu meio social. Por outro lado, a teoria evolucionista de Darwin tem como um de seus alicerces a hipótese da Seleção Natural: as espécies que existem hoje são aquelas que melhor se adaptaram ao meio ambiente em que viviam. E as espécies foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos mais aptos através das eras. Assim, tanto em um caso quanto no outro, o meio é o protagonista principal.

2- Uma das idéias centrais da evolução (é Lei, não simples teoria) determina que nada é definitivo e que todos os organismos vivos estão se transformando permanentemente, de maneira muito lenta. A unidade de medida da evolução é milhões de anos. Um dos "cavalos-de-batalha" dos criacionistas é o fato de você não poder "ver" a evolução; como se fosse possível você ver um símio se transformar em pessoa enquanto você olha ele no zoológico.

A parte da lei da evolução que "passou" para as ciências sociais foi a aparicão do ser humano, e de nossas criações.

Os criacionistas acreditam que um ser sobrenatural, por meios mágicos, criou o mundo em seis dias. A prova, milhares de vezes apresentada pelos cientistas, virou a base de ciências como antropologia, sociologia, demografia e outras, mais além da biologia.

3- Augusti Comte estabelecia distinção entre os fenômenos naturais e os fenômenos sociais. Comte usou da observação, da experimentação, da comparação, da classificação e da filiação histórica como método para a obtenção de dados reais, por isso teve o mérito de firmar que os fenômenos sociais podem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais. Apesar disso Comte nega que a explicação destes dois fenômenos provenha de um só princípio.

4- Positivismo: podemos considerar uma teoria que prega a ordem instituída, não questionadora; observe> todos os diversos meios gerais de exploração racional(uso da razão)........a uma vida principalmente militar (altamente ordeiro e obediente). Veja uma máxima positivista> a imaginação subordinada a observação. Comte sintetizou em sete palavras:real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Ou seja: O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim"

5-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com