TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Atribuído por Cada um dos Autores da Sociologia Clássica para a Educação

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Luis Antônio de Vargas Cáceres

 8023596

                                                                                                        

O Papel Atribuído por Cada um dos Autores da Sociologia Clássica para a Educação

 

 Karl Marx

 Émile Durkheim

 Max Weber

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de Fundamentos da Educação como requisito parcial para aprovação.

Karl Marx

        

        Karl Heinrich Marx lutava pela a igualdade das classes no ensino da educação, e também tinha idéias que mais aproximavam de uma filosofia moralista do que uma produção científica. Entre tanto, há de se mencionar que as suas idéias se fizeram ou fazem presentes em diversos campos do saber, desde a economia até a educação.

        Às idéias de Marx também tem influenciado o campo educacional, de forma direta ou indireta, tanto nas teorias que norteiam a prática educativa. Marx não escreveu especificamente sobre a educação. Entretanto, algumas idéias podem ser concluídas sobre o assunto a partir do seu pensamento.                                         Marx deu muita importância a um modelo capitalista, porque estivesse presenciando as mudanças sociais provocadas pela Revolução Industrial, principalmente nas relações de trabalho.                                                         Marx tinha uma didática onde ele não abria mão de sua formação, que era às habilidade intelectual e profissional. Para Marx um homem universal, era um homem com vários saberes.                                                                        Assim, para Marx, a base da sociedade, assim como a característica fundamental do homem, estão no trabalho. É do trabalho que o homem se faz homem, constrói a sociedade, é pelo trabalho que o homem transforma a sociedade e faz a história. O trabalho tornasse categoria essencial que permite não apenas explicar o mundo e a sociedade, o passado e a constituição do homem, como lhe permitir antever o futuro e propor uma prática transformadora ao homem, propor-lhe como tarefa construir uma nova sociedade (ANDERY, 2006, p. 401).

Marx Weber

        Marx Weber é um autor pouco citado na produção acadêmica discente dos programas de pós-graduação aqui no Brasil.                                                        Weber tinha idéias de como preparar o aluno para uma conduta de vida social. O objetivo da Sociologia é identificar e compreender como as regras surgiram na sociedade e como elas funcionam e deveriam compreender (no nível de significado). Weber queria preparar o homem para o mercado de trabalho, para Marx Weber o individuo é o fundamento da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com