TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo, sociologia clássica

Por:   •  16/4/2017  •  Resenha  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 2

                 

                     Sociologia Clássica

Resumo

 1 - A Sociologia como passatempo individual

O sociólogo, o psicologo e o assistente social tem trabalhos muito diferentes mas com um teor muito próximo, além disso a sociologia, o serviço social e a psicologia fazem parte de uma ciência, ciência essa determinada como 'ciências humanas'.

Na maioria das vezes, o que se é pensado sobre o trabalho de um sociólogo, assim  como de um assitente social, é que trabalha-se em prol da sociedade, para fazer o bem a comunidade de um modo geral, esse pensamento é desfeito na cabeça de quem estuda determinadas matérias, mesmo assim, na maioria das vezes o interesse em ajudar o proximos é o ponto de largada para que estudantes se interessem por essas matérias.
Entretanto os conhecimentos sociológicos são importantes para qualquer pessoa envolvida com ação na sociedade, vendedores, advogados, enfermeiros, políticos e etc. Para os sociólogos existe um valor fundamental, que é a integridade ciêntifica.

Qualquer que seja a base teórica do serviço social, ela irá se constituir para uma certa ação na sociedade. Por isso o serviço social tem sido muito mais influenciado pela psicologia do que pela sociologia no desenvolvimento de suas teorias. Pois a sociologia não é uma ação e sim uma compreensão.

Auguste Comte, foi um filósofo francês do começo do séc. XVII que deu origem ao nome 'sociologia',  ele a encarava a sociologia como a ciência mais importante de todas.

  2 - A Sociologia como Forma de Consciência

A sociologia estuda todos os envolvidos, o bem e o mal, o bandido e a vítima. A sociologia também se preocupa em estudar a raíz do problema, de onde ele nasce, por quê que ele nasce.

Para a sociologia a sociedade designa um grande complexo de relação humanas. Nem sempre irá precisar ter uma quantidade para aplicar este conceito, um exemplo, três pessoas conversando em uma esquina não constituem uma sociedade, já três pessoas em uma ilha deserta, sim.  Mas o que irá ocorrer entre três pessoas conversando em uma esquina terá o nome de "social" e a sociedade consiste num complexo de tais fatos "sociais". Segundo Max Weber, uma situação "social" é aquela em quem uma pessoa orienta uma determinada ação para outra pessoa. A orientação de conduta que se consegue com determinada ação, constitui o material da análise sociológica.

A religão é muito bem abordada em seu aspecto organizacional.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com