TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

Levando-se em consideração as medidas de sucesso e qualidade aplicadas aos sistemas de informação, como aceitação, uso, desempenho e satisfação; redija um texto dissertativo, citando e explicando como é possível aplicar medidas de qualidade e sucesso em um sistema de informação

Hoje conforme os negócios crescem, e a cada vezes mais tudo vem de alguma forma se conectando, o empresário que possui negocio hoje, devido a rede de internet que permite o mundo se conectar, procura abastecimento de seu produto, em diversos lugares, não mais algo nacional, dentro das regiões de fácil acesso, mas em outros países, a prova do que podemos ver hoje é a compra de produtos chineses e chegada em tempo de até dois meses, porém esse empresário no princípio procura a qualidade de produto, preço baixo, visando uma alta rotatividade de seu negócio no menor período de tempo, hoje tem uma única empresa que fornece produto nacional, como também de origem de dois ou três países, e até mais.

Então hoje às empresas automatiza e integrar substancial parcela de seus processos, envolvendo finanças, controles, logística, suprimentos, manufatura, vendas e recursos humanos, possibilitando o compartilhamento de dados e a uniformização de processos de negócios, além de produzir e utilizar informações em tempo real. Os empresários para uma globalização das informações de seus serviços, procura a sistematização de seu negocio de modo que, tenha uma utilidade percebida, seja de fácil uso, satisfação do usuário que estará utilizando diariamente, custo-benefício, performance.

 

A possibilidade de aplicar medidas de qualidade e sucesso em um sistema de informação, existe a possibilidade através de diversos procedimentos. Todos envolvem tomadas de decisões que consideram aspectos como segurança, qualidade e confiabilidade. As informações trabalhadas devem estar corretas e precisas.

É necessária a adoção de metodologias que avaliem o sucesso na implantação desses sistemas de informação, baseadas em índices ou medidas de qualidade da informação que considerem aspectos como aceitação, uso, desempenho e satisfação.

Quando falamos de aceitação de um SI temos que ter em mente que provavelmente na empresa já existe uma cultura, um SI anterior etc, ou seja, muito provavelmente estaremos mudando hábitos pré existentes e é por esse motivo que a aceitação do SI é um pilar muito importante.

Na sequência o uso faz referência a quão fácil e intuitivo o SI é, isto é a facilidade que as pessoas tem ao utilizá-lo, qual a curva de aprendizagem para seu uso. É bem provável que um SI que demande muito treino não seja viável para a empresa e muito provavelmente demostra que o SI pode ser melhorado para diminuir essa curva.

Passando para o próximo parâmetro temos o desempenho, que tem uma relação direta com a qualidade dos dados extraídos do SI, o quanto de valor é possível extrair deles e o quanto esses dados extraídos podem realmente contribuir para a tomada de decisões.

Por fim temos a satisfação, que entendo como uma consequência dos demais parâmetros, ou seja, se ele tem um alto nível de aceitação, é fácil de usar e a partir dele podemos extrair informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com